sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Educativa exibirá programa baseado em livro de Darcy Ribeiro

Nota 10


A TV Paraná Educativa exibe, a partir deste sábado (4), uma série de documentários baseados na obra “O Povo Brasileiro”, do antropólogo Darcy Ribeiro, considerado um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Na obra, o autor responde à questão “quem são os brasileiros?”, investigando a formação do nosso povo.

Produzido pela Fundação Darcy Ribeiro, em co-produção com a TV Cultura e GNT, a série conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab' Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outras personalidades.

Será exibido no sábado (4), às 22 horas, um resumo dos dez capítulos da minissérie, com uma hora de duração. Os demais episódios, com duração de meia hora, vão ao ar, nas próximas duas semanas, de segunda a sexta-feira, sempre às 19h45.

E ainda neste mês de dezembro, a TV Paraná Educativa começa a exibir uma série de documentários que vai abordar o pensamento, as obras e as atuações política, social e cultural de pensadores que marcaram a história do Brasil e que são pouco divulgados pela grande mídia.

O Projeto Pensadores do Brasil é uma parceria da TV Paraná Educativa com a Fundação Darcy Ribeiro e Escola Florestan Fernandes, com apoio do Ministério da Cultura, e prevê a produção de 20 documentários.

Seis estão em fase de finalização e três deles serão exibidos ainda este ano. O primeiro traz a vida e obra de Darcy Ribeiro; em seguida serão apresentados os documentários sobre Paulo Freire e Florestan Fernandes.

Os outros três documentários, que serão exibidos já no início do próximo ano, trazem o pensamento, a vida e a obra de Celso Furtado, Caio Prado Júnior e Madre Cristina. Menos conhecida do que os outros, ela foi a criadora da psicologia social no Brasil. Madre Cristina atuou em parceria com D. Evaristo Arns em defesa dos direitos humanos, quando fundou em São Paulo o Instituto Sede Sapiens, que dava apoio a prisioneiros e perseguidos políticos do regime militar. Entre os diversos líderes nacionais que desfrutaram da amizade da madre está José Serra e Luiz Eduardo Grenhaldt.

Depois de exibidos pela TV Paraná Educativa, os documentários serão traduzidos, legendados e veiculados em toda a América Latina pela Telesur, com sede em Caracas, na Venezuela, por meio de uma parceria entre as duas emissoras. A TV Paraná Educativa também vem mantendo contato com outras emissoras educativas, públicas, universitárias e comunitárias para a ampliação da exibição do material.

Esta série de documentários pretende estimular o público jovem a ampliar o conhecimento sobre a sociedade brasileira, além de estimular a consciência crítica ao pensamento hegemônico ora vigente. Para isso, serão realizadas diversas parcerias com as universidades, através dos programas de extensão, para que sejam organizados cursos com alunos e comunidades parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário