quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

História dos salesianos em Mato Grosso é tema de livroUFMT

No último dia 26 de novembro foi lançado o livro “Educação e Modernidade: os salesianos em Mato Grosso”, de autoria de Adilson José Francisco, professor do Departamento de História do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Rondonópolis. O lançamento da obra fez parte do evento Prata da Casa 2010, da Editora Universitária (EdUFMT), realizado na Casa Barão de Melgaço.

No livro, o autor analisa a atuação dos padres salesianos e a sua relação com o movimento de modernização do estado de Mato Grosso, em um momento significativo para a compreensão da História Regional - final do século XIX e o inicio do século XX - procurando articular as intervenções do Estado às tensões e disputas entre as oligarquias políticas, grupos de livre-pensadores e mesmo entre a hierarquia católica local. “Neste momento de surgimento da República que se denominava laica, o contexto mato-grossense apresentava uma característica singular, no qual Igreja e Estado atuavam de forma complementar”, explicou.

A obra é parte da dissertação de mestrado defendida na UFMT, intitulada “Apóstolos do Progresso”, que retratava a interferência da prática educativa salesiana no processo de modernização em Mato Grosso, no período de 1894 a 1919. Também é fruto de ampla pesquisa junto a arquivos e centros de documentação de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Itália.

De acordo com o professor Adilson, o governo de Mato Grosso, de certo modo, articulou patrocínio para a vinda de religiosos, oriundos da Itália, para que eles se dedicassem à formação da elite local, do ensino profissionalizante e da catequese junto aos indígenas nas frentes de expansão. Em suas palavras, “a vinda dos salesianos para Mato Grosso, não foi apenas a chegada de mais uma congregação religiosa para atuar em áreas, nas quais a atuação do Estado não era suficiente. Caracteriza-se como um processo mais amplo de disciplinarização e racionalização próprias da modernidade”.

Para Elizabeth Madureira, doutora em História da Educação, a obra recém publicada pela Edufmt em coedição com a Editora Entrelinhas, “aproxima o leitor do cenário urbano da capital e de espaços diversos de Mato Grosso, que desenham um panorama propício à introdução e realização do ideário moderno, onde ações do Estado se comungaram com iniciativas estatais e de cunho privado.

“Educação e Modernidade: os salesianos em Mato Grosso” propõe um encontro com personalidades que tiveram estreita relação com a atuação dombosquina em suas relações com a sociedade mato-grossense e nacional. Diferencia-se pela rigorosa coleta de material e de documentos históricos, a exemplo de manuscritos em italiano, fotografias garimpadas em diversos arquivos e cuidadosamente restauradas pela Editora Entrelinhas.

Também faz parte do programa de fomento à publicações, da Fapemat, e do empenho da Universidade Federal de Mato Grosso, cuja gestão tem envidado todos os esforços para ampliar as possibilidades de produção e divulgação do conhecimento pelos professores e pesquisadores da UFMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário