Fugindo da onda de violência que neste ano atinge o estado de Tamaulipas, no nordeste do México e fronteiriço com os Estados Unidos, cerca de dois mil estudantes abandonaram suas cidades em direção a outros municípios no mesmo estado para continuar seus estudos, revelou uma fonte oficial nesta quinta-feira.
O subsecretário de Educação de Tamaulipas, Bladimir Martínez, assinalou que o fenômeno foi registrado nos municípios fronteiriços de Mier, Camargo, Guerrero, Díaz Ordaz e Miguel Alemán, além de San Fernando, Abasolo e Jiménez, próximos a Ciudad Victoria, capital do estado.
Martinez indicou que nesses municípios houve uma redução drástica nas matrículas do nível médio, e que foi registrado aumento no número de estudantes em cidades como Victoria, Reynosa e Nuevo Laredo, também em Tamaulipas.
A migração de estudantes que fugiram da violência causou a sobrecarga de algumas escolas dos municípios que os acolheram.
O funcionário do Governo de Tamaulipas disse, no entanto, que o número não pode ser considerado um "êxodo em massa", já que os dois mil estudantes representam apenas 2% do total de alunos do estado.
Tamaulipas vem sendo cenário nos últimos meses de uma guerra entre os bandos Cartel do Golfo e Los Zetas, que disputam o território.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário