quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reutilização de alimentos é ferramenta pedagógica - Eja Barra do Garças/MT

Utilizando de metodologia que contempla a reutilização de recursos, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Garça Branca, da cidade de Guiratinga, redigiram em sala de aula um livro de receitas, intitulado ‘Boas Formas para Evitar o Desperdício’. Além de exercitarem a escrita e leitura, os alunos empregaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de matemática, como a divisão em frações e porcentagens, para a elaboração e confecção de quitutes.

Eles aprenderam a confeccionar receitas reutilizando sobras, como cascas de abóboras, sementes, folhas e talos.

O trabalho de pesquisa e formatação do livro, empregando alimentos de alto poder nutritivo e que muitas vezes possuem apenas o lixo como destino, mobilizou os estudantes.

O projeto contou com apoio e a supervisão de uma nutricionista da cidade, Jaqueline Garcia, que ainda realizou palestra sobre o tema e a higiene adequada para a manipulação dos alimentos.

Ao longo do projeto foram realizadas várias oficinas para a elaboração das receitas. O trabalho de formatação do livro também foi outra atividade que envolveu os estudantes. O desfecho do projeto foi socializado com a comunidade por meio de uma exposição dos pratos criados pelo grupo de estudantes.

PÁTRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário