quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Escola urbana e indígena de Juara realizam intercâmbio cultural/sSeduc/MT

Iniciativas pedagógicas como a adotada pela Escola Estadual Daury Ribeiro, da cidade de Juara, por meio de projeto de intercâmbio cultural, rendem aos estudantes mato-grossenses um amplo exercício prático de cidadania. Durante o ano letivo, além de incentivar o estudo histórico e cultural dos povos indígenas, um grupo de 40 alunos fez um trabalho de conhecimento e de reconhecimento da aldeia Tatuí (do povo Kaiabi), instalada no município.

Durante a visita, foram realizadas apresentações culturais, além do desenvolvimento de práticas desportivas. Em uma segunda fase do projeto, os alunos indígenas visitaram a unidade escolar e conheceram um pouco da cultura dos estudantes da Escola Estadual Daury Ribeiro.

O coordenador pedagógico da unidade, Márcio Alves, explica que a mobilização teve como objetivo proporcionar a integração. ‘Visamos minimizar o preconceito e fazer com os estudantes refletissem sobre o exercício da cidadania e do respeito ao próximo”.

Pela atividade, a unidade escolar recebeu destaque no Prêmio Construindo a Nação 2010, que visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país. “Prova do reconhecimento pelo serviço realizado pelos profissionais”, cita o coordenador. A Escola Estadual Daury Riva foi criada em abril deste ano.

Agrinho

A estudante da unidade, Adriele Rodrigues da Silva, que cursa o 2º ano do 2º Ciclo foi a grande vencedora do concurso de redação promovido pelo Projeto Agrinho em 2010. Ela recebeu na semana passada, durante as festividades da 7ª Edição do Projeto, a informação de que escreveu a melhor redação das séries iniciais sobre as ações. O projeto é desenvolvido nas escolas estaduais dentro dos temas transversais curriculares. A edição de 2010 trabalhou com a temática ‘Meio Ambiente’. Na rede estadual, cerca de 50 escolas distribuídas por diferentes municípios utilizam a ferramenta como apoio nas discussões sobre o meio ambiente e preservação do planeta.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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