segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Estudante de Barra do Bugres colhem resultados com horta



Em diversos aspectos, os projetos de hortas escolares têm impactos positivos nas unidades escolares em que estão implantados. Permitem a integração com áreas pedagógicas, motivam os alunos à participação do dia-a-dia da escola, criam responsabilidades e, além disso, ainda reforçam a alimentação na hora da merenda.

Este é o caso, por exemplo, do Projeto de Horta Escolar da Escola Estadual "07 de Setembro", localizada no Distrito de Assari, no município de Barra do Bugres. O projeto foi implantado este ano, por um grupo de professores, contando com o apoio da direção da unidade.

Conforme informações de Gilmar Santana Neves, presidente de honra do Grêmio Estudantil da Escola, com a implantação do projeto, os alunos estão podendo usar na prática conteúdos passados em sala de aula. Os estudantes colaboram com o manuseio da terra, o plantio das verduras e hortaliças, a manutenção dos canteiros e ainda na colheita dos alimentos, que são destinados a enriquecer a merenda escolar de quase 450 alunos.

O projeto é uma parceria da escola com a Usina Itamarati, localizada no município. Todos os adubos orgânicos usados na preparação dos canteiros vieram desta empresa, que também mantém parceria com a Escola 07 de Setembro em outros projetos voltados para a área de preservação do meio ambiente.

O produto da primeira safra foi colhido na horta no mês passado. No momento, ela passa por uma manutenção, com a colocação de telas para cercar o local. Também está sendo feita a manutenção no sistema de irrigação, que foi colocado há pouco tempo, bem como a manutenção nos canteiros.

Estão envolvidos no projeto os professores Orivaldo Severo, Jeane Berbel Santana e o diretor da escola, Leolino Mendes Nogueira. Conforme a professora Jeane Berbel, com um início das chuvas houve pouco prejuízo à horta. O projeto ainda enfrenta certa dificuldade pela ausência de uma estufa para facilitar a produção de novos alimentos nessa época do ano. A professora informa que tanto as verduras quanto os legumes não têm o mesmo rendimento na época chuvosa.

Mais informações sobre a escola podem ser obtidas no site do Grêmio Estudantil, pelo endereço eletrônico “renova7.blogspot.com” ,sem o www.

www.sedu.m.t.gov.br
SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário