sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Artigo - A escola virtual

Dama da Silva Pereira

Depois de mais de 40 anos sem estudar, resolvi voltar à ativa. Sempre tive paixão por aprender e livros sempre fizeram parte da minha rotina. Pela falta de disponibilidade em frequentar um curso presencial, optei pelo EAD (ensino a distância) e, após aprovação no vestibular, me matriculei. Não tinha muita noção do que estava por vir.

Só posso falar do meu espanto ao me deparar com aulas em tela de televisão e computador e provas feitas on-line. Senti um certo receio de que cursar Pedagogia fosse um erro. Professores para quê, se todas as disciplinas cabem num computador?
Felizmente, o trabalho excelente dos autores que estudo sobre o assunto abriu-me os olhos para uma nova realidade. A resistência ou, quem sabe, pavor de ter uma tela e não colegas e professores no meu aprendizado diminuiu.

Não precisamos procurar bibliotecas, artigos em revistas e jornais, pois todas as informações estão ali, ao alcance de um clic. Claro que podemos, sim, interagir com professores e colegas, participar e debater, como se juntos estivéssemos, embora eu ainda não tenha evoluído tanto!

Das salas formais ao ambiente virtual, uma aluna vovó se encanta e vai se encontrando. Devagar me movimento no caminho tecnológico entre celulares, internet, televisão digital e a cabo, dentre tantas coisinhas espantosas.
Que as mudanças rápidas não sejam drásticas e que só tragam o bem para todos nós.

Dama da Silva Pereiradaminhaz@hotmail.comAluna do curso a distância de Pedagogia, da Faculdade Castelo Branco, Belo Horizonte/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário