quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Blitz da educação marcar o dia para o dia Mundial de Luta contra a Aids

quarta-feira, 01 de dezembro de 2010
www.seduc.mt.gov.br


Cerca de 2,5 mil preservativos, além de dois mil folders enfocando a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis foram distribuídos na manhã de hoje, 1º de dezembro, por estudantes da Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi, do bairro Pedra 90.

A mobilização - realizada por cerca de 60 estudantes do III Ciclo do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio - chamou à atenção da comunidade para o ‘Dia Mundial de Luta Contra a Aids’, celebrado nesta data.

A proposta de realizar um ato de sensibilização foi sugerida por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que é gerenciado em Mato Grosso pelas Secretarias de Estado de Educação e de Saúde.

Por mais de duas horas, a avenida Principal do bairro Pedra 90 foi palco de uma ‘Blitz da Saúde’. Munidos de boa vontade, informações, preservativos e folders os estudantes se dividiram em três equipes (uma volante que percorreu as casas do bairro, outra na blitz e a terceira equipe de suporte em frente a estabelecimento comerciais), a população foi convidado a refletir sobre as DST e a Aids.

O professor Marconi Dantas Corrêa, que coordenou a atividade, acredita que os alunos entenderam, de fato, a necessidade de discussão e disseminação das informações preventivas. “Os alunos foram convidados a refletirem e os que estão aqui foram voluntários”, explica.

“A mobilização serve como um grande alerta a toda comunidade, já que a incidência de jovens que contraíram a doença em Mato Grosso e no Brasil é alarmante. O trabalho em conjunto é parte de um processo fundamental para mudar esse quadro”. A análise é da diretora da unidade escolar, Sérgia Eliana Novaes da Silva.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT) revelam que do ano de 1989 a novembro de 2010, Mato Grosso apresentou registro de 8.930 casos de Aids. Dados específicos em menores de 13 anos, a notificação é de 197 casos. Para pessoas maiores de 13 anos, 6.521 casos.

A ‘Blitz da Saúde’ só pode ser executada porque contou com parcerias de comerciantes locais, de um vereador e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Polícia Militar. Quinze profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) dos postos 5 e 6 auxiliaram os trabalhos.

“Na adolescência todo mundo quer curtir, quer carinho. Atitudes como essa blitz esse servem para despertar a consciência, para propor uma reflexão da necessidade de uso do preservativo”, finaliza a estudante Thaína Ferreira da Costa, 16 anos, aluna do 9º ano.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário