Sarah Fernandes
O Brasil deve testar, já em 2011, uma avaliação para medir o nível de escrita e leitura das crianças da segunda série. Se bem sucedido, o teste será incorporado pela Prova Brasil — avaliação oficial que monitora o ensino fundamental — segundo o membro do Conselho Nacional de Educação, Mozart Neves.
A expectativa é aplicar uma prova teste, com caráter amostral, já em fevereiro. Ela vai medir a leitura e a escrita em exercícios de português e matemática. Dependo do resultado, a metodologia poderá ser usada na Prova Brasil, afirmou o conselheiro, durante o lançamento do relatório “De Olho nas Metas”, nessa quarta-feira (1/12).
A criação do indicador vem de uma parceira de diferentes instituições, como o Instituto Paulo Montenegro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “Precisamos investir fortemente em avaliação, para seguir a lógica de abordar os problemas na base, para não abortar no topo”, disse Neves.
Relatório
O relatório monitora metas estabelecidas pelo Movimento Todos pela Educação, que devem ser alcançadas até 2022: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com o ensino médio concluído até os 19 anos; e investimento em educação ampliado e bem gerido.
O Movimento lançou, durante o evento, cinco bandeiras para ajudar a cumprir as metas: a adoção de currículo mais elaborado; valorização do professor com melhorias na carreira e na formação; responsabilização dos gestores por más condutas das políticas educacionais; avaliações mais aprimoradas; e melhorias na estrutura física e no tempo de aula dos alunos.
De acordo com a diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, essas bandeiras devem acelerar o atendimento das metas.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Brasil estuda indicador para avaliar alfabetização de crianças
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário