quinta-feira, 26 de maio de 2011

10 respostas sobre a avaliação de seu filho

Por que é importante avaliar as crianças? É preciso mesmo atribuir notas? Especialistas tiram as dúvidas sobre este tema

Texto Marina Pastore

A avaliação não é apenas um meio de dar nota ao aluno: ela também ajuda no aprendizado e detecta problemas no sistema de ensino Seu filho vai ser avaliado. Não importa qual seja a série, a escola ou o sistema de ensino: ele receberá uma nota - nem sempre boa - por seu desempenho. Mas isso é mesmo necessário? Sim, dizem os especialistas, a avaliação é a melhor maneira de medir o rendimento do aluno. Mas ela é mais do que isso: também pode revelar ao professor se o método de ensino que ele está utilizando é eficiente.

Agora, atenção: avaliação não é igual a prova. Há muitas maneiras de ver se o conteúdo foi aprendido que não passam necessariamente pelos exames, chamadas orais e outros "cabeludos" que tanto assustam os estudantes. Alguns exemplos: atividades em sala, trabalhos em grupo e individuais, pesquisas, lição de casa. E provas, claro.

Tire suas dúvidas sobre o assunto clicando nos itens a seguir:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Para que serve a avaliação?

2. Como a avaliação deve ser feita?3. Como a nota deve ser estabelecida?

4. A partir de que idade a criança deve começar a ser avaliada?5. A avaliação pode gerar competitividade entre as crianças?

6. Quais as diferenças entre os processos de avaliação nas diversas séries?

7. Um teste pode ajudar no processo de aprendizagem?8. Por que é importante que os pais acompanhem o boletim escolar?

9. E para que servem os sistemas nacionais de avaliação?

10. O que fazer quando as notas são baixas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário