quarta-feira, 25 de maio de 2011

MT Começa nesta quarta-feira em Cáceres o 4º Fórum Regional sobre Drogas

www.odocumento.com.br
Da Redação

O Governo de Mato Grosso avança na elaboração de políticas públicas para o enfrentamento das drogas. Depois de já ter discutido o assunto em três regiões do Estado (Poconé, Barra do Bugres e Rondonópolis), chegou a vez do município de Cáceres sediar o Fórum Regional sobre Drogas. A quarta edição do evento será aberta na noite desta quarta-feira (25.05) pelo secretário de Estado Paulo Lessa, titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), às 19 horas, no auditório Edival Reis, na Cidade Universitária. Os debates prosseguirão até sexta-feira (27.05) com a participação de representantes dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Complexo Nascentes do Pantanal.

De acordo com o programa, 15 Fóruns Regionais sobre Drogas serão promovidos até novembro. Os resultados serão apresentados no Fórum Estadual a ser realizado em dezembro na capital matogrossense. O evento, sob a coordenação da (Sejudh), é realizado pela Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas (COAD), órgão executor do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas(CONEN/MT). Os Fóruns Regionais vão subsidiar um diagnóstico da realidade Matogrossense e possibilitar a construção de políticas sobre drogas adequadas ao Estado.

Além da formulação de políticas públicas, os Fóruns buscam a criação ou reativação dos Conselhos Municipais sobre Drogas nos municípios de Mato Grosso, bem como, conclamar, envolver e promover a responsabilidade compartilhada acerca da problemática das drogas entre Estado, Municípios e sociedade, numa perspectiva de integração de ações para o alcance dos resultados, entre eles, a redução da violência e a preservação da vida, principalmente dos adolescentes.

De acordo com o secretário Paulo Lessa nesse enfrentamento, a Sejudh, por meio do Conem/MT é responsável pela prevenção, tratamento e recuperação do dependente químico. Já a Pasta da Segurança Pública, que lidera o pacto contra as drogas no Estado, cuida da repressão ao tráfico de drogas. Ele explica que ações com outras Secretarias de Estado também estão em andamento com a finalidade de acelerar o processo e atingir o objetivo de reduzir a violência em Mato Grosso.

Os 12 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Complexo Nascentes do Pantanal foram convidados para os debates, são eles: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário