quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia Mundial da Juventude!

Élida Pereira Jerônimo
30/03/2011
www.odocumento.com.br

Em uma roda de amigos um dos participantes ergueu a voz e disse: “não se faz mais jovens como antigamente”, e emendou o assunto desabonando atitudes/conduta dos nossos jovens.

Um dos pontos de destaque da fala foi à menção ao fato da juventude ser “preguiçosa” não exercitar a mente e utilizar a tecnologia como subterfúgio. Todas as dúvidas, inclusive namoro passaram a ser sanadas/executadas através da rede mundial de computadores.

Para relacionar-se com outra pessoa não há o contato físico freqüente dos tempos anteriores, cada um acessa sua página de relacionamento, msn, ou qualquer outro sistema de comunicação online, conectam, paqueram e até fecham negócios através da internet.

Essa “evolução” é malévola?

Depende do ponto de vista de quem analisa. Para quem tem dificuldades e não consegue seguir a evolução, classifica infaustamente como malévola. Para quem tem prática, chega dizer que não consegue viver sem tecnologia, classificando como fundamental.

E isso é o que o ser humano procura: prática. Quanto mais prático se tornar a forma de solução de procedimentos melhor é, não?
Nesta vertente há também alguns jovens que não têm o hábito de ler, escrever cartas ou redações, o máximo que escrevem são e-mails utilizando linguagens “internautas” cujo o resultado futuro pode ser desastroso.

Este resultado é materializado todo ano com divulgação de e-mail com as “pérolas” do Enem/Vestibular. Alguns dizem não acreditar na veracidade do teor destes e-mails, outros manifestam preocupação, vez que estes jovens ‘serão os futuros dirigentes do país.

Alheia a divulgação das “pérolas” do Enem temos a comemoração do dia mundial da Juventude em 30 de março criada pela ONU no ano de 1985. O objetivo deste dia é justamente mobilizar os jovens a fim de instigá-los a querer crescer em conhecimento, envolvê-los na promoção de práticas de respeito, diálogo e entendimento mútuos, para o fortalecimento de uma nova cultura de paz. E a meu ver esse deve ser o escopo da sociedade, organizações, igrejas, instituições etc.

Existem jovens que contribuem para as tais “pérolas”, porém existem jovens brilhantes que dirigem grandes empresas e chegam ao topo do sucesso antes dos 30 anos.

No dia 18/03/2011 foi postado no site terra a lista dos maiores bilionários divulgada pela Forbes, mostrando que é possível fazer parte dela mesmo sendo jovem. Os primeiros da lista são Dustin Moskovitz e Mark Zuckerberg, ambos de 26 anos confundadores do facebook, após outros dois desenvolvedores da rede social mais popular da internet, o brasileiro Eduardo Saverin, 28 anos e Sean Parker, 31 anos e o terceiro é Albert Von Thurn Und Taxis, 27 anos, chefe da família famosa na Alemanha por ser proprietária de cervejarias e construtora de castelos.

Analisando os primeiros nomes da lista e a função/forma com que obtiveram sucesso acumulando fortuna, a conclusão que chegamos é de que estas originaram justamente da famosa rede de relacionamentos criticada por uns e venerada por outros.

Todo exposto supra, traz a baila a necessidade de efetuarmos a seguinte reflexão neste dia mundial da juventude: o que é malévolo para você é a vida, felicidade, sucesso do próximo.

Por isso antes de julgar/condenar as atitudes/atividades dos jovens temos que entendê-los e extrair o melhor fruto de todas as situações.
Aos jovens, parabéns! Continuem na batalha com toda força e vigor, afinal: A glória do jovem é a sua força (Provérbios 20:29, p.a).

Élida Pereira Jerônimo é Advogada E-mail: elida_pj21@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário