terça-feira, 24 de maio de 2011

Escolas receberão material educativo sobre Cultura Cigana

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) irá encaminhar nos próximos 40 dias a todas as 724 escolas da rede estadual, materiais orientativos sobre a Cultura Cigana. A ação articulada pela Superintendência de Diversidades da Seduc visa repassar aos profissionais da educação instrumentos para introdução da temática, na prática pedagógica das unidades de ensino.

O material é composto por três produtos: um vídeo documentário, denominado “É Kalon – Olhares Ciganos”; um radioconto, “Contos Ciganos: A Roda de Fogo e o Desafio da Princesa”; e um fascículo, com informações sobre a história, a Cultura Cigana, mitos e origem, além de fotos e orientações pedagógicas sobre como trabalhar com o tema de forma didática.

O documentário, que foi patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC-MT), e o radioconto premiado pelo Ministério da Cultura (Minc) serão lançados nesta terça-feira (24/05) às 20h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. Os três materiais foram idealizados pela cigana kalin e professora da Escola Estadual Bento Muniz de Tangará da Serra, Irandi Rodrigues Silva; e seu filho, o jornalista cigano Aluízio de Azevedo Silva Júnior.

A superintendente de Diversidades, Débora Pedrotti ressalta que o envio dos produtos trata-se de um primeiro passo da Secretaria na construção de um processo educacional que envolva os povos ciganos. “Nossa meta é buscar mais conhecimento sobre sua cultura, saber onde eles vivem no Estado e como se organizam para poder ofertar educação de qualidade que atenda aos seus anseios e reafirme suas identidades e tradições”, disse.

Ineditismo

Aluízio Júnior destaca que o encarte que será patrocinado e distribuído pela Seduc é inédito no país. Segundo ele, o governo de Mato Grosso é um dos primeiros a desenvolver políticas públicas para o povo cigano no país.

O jornalista acredita que os materiais contribuirão para desmistificar preconceitos e estereótipos relacionados aos ciganos. “Esse ‘kit pedagógico’ contém informações sobre a cultura e os costumes da etnia. Utilizá-lo no trabalho com as crianças é fundamental no combate aos preconceitos”, disse.

A professora Irandi Silva destaca que a parceria com a Seduc é fundamental para a conquista da cidadania cigana em Mato Grosso. “É muito gratificante mostrar um pouco das nossas raízes. Esperamos que os materiais ajudem a conservar e registrar memórias e narrativas, desmistificar preconceitos, e até mesmo sirva como uma obra pedagógica”, observou.

Estimativa

O governo federal estima que o Brasil possua uma população de mais de 800 mil ciganos. Aluizio Junior acredita que destes, cerca de 1 mil estão em Mato Grosso. “Não é possível dizer o número exato porque o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) não quantifica essa população”, explica.

Entre as ações adotadas pelo governo brasileiro na promoção e reconhecimento da cidadania cigana está a implantação do dia Nacional dos Ciganos, comemorado nesta terça-feira. A data entrou no calendário étnico brasileiro em 2006, por meio de um decreto publicado pelo ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Outra ação federal foi o reconhecimento das três etnias ciganas (Rom, Sinti e Kalon) como povos tradicionais, colocando-os ao lado de indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros. Cabe a Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ligada à presidência da República a implementação de políticas públicas para essas populações.

Confira aqui um pouco da história dos Ciganos



VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário