Escrito por Camila Ribeiro . .
As perspectivas e os desafios da educação integral são temas de discussões de cerca de 500 profissionais da educação em Mato Grosso. Eles participam do evento que reúne gestores de 125 escolas da rede estadual, de 17 municípios, onde o Programa Mais Educação foi implantado. A solenidade de abertura foi realizada na manhã de desta quarta (25), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A reunião é organizada pela Superintendência de Educação Básica (Sueb), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), por meio da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE).
A secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, fez uma breve avaliação sobre a mudança das políticas públicas voltadas à educação integral no país durante abertura do evento. “Por mais de 500 anos não se pensou na educação de maneira integral, na permanência do estudante por mais de 4 horas, no ambiente escolar, mas fora da sala de aula. Essa não era uma política do país. Sei que ainda estamos deixando muito a desejar, mas não estamos falando mais somente de aprender Português, História. É nosso papel integrar ações, atividades lúdicas, complementares. Temos de garantir que o aluno venha para escola e que ele goste de ficar nela”.
Ela reconhece ainda que progressos devem ser feitos para ampliação e criação de espaços adequados para o desenvolvimento das oficinas e permanência desses estudantes. “Mesmo que utilizando uma estrutura precária, a escola exerce esse papel de proteger, de criar oportunidades”.
Projeto Mais Educação
Criado pelo Ministério da Educação (MEC) e executado em parceria com a Seduc o projeto prevê a permanência dos estudantes por até sete horas nas unidades escolares participando de oficinas nas áreas de Linguagem, Ciências da Natureza, saúde, práticas desportivas, educação ambiental, dentre outras. Pelo Programa, quem estuda no período matutino fica mais três horas na escola, no período vespertino e vice-versa.
O consultor do MEC, João Alberto Chagas Lima, informou que atualmente 43 universidades atuam nas discussões sobre a implantação da educação em período integral, visando o objetivo da meta proposta de alcançar 50% das escolas brasileiras ofertando as atividades em período integral. João Alberto anunciou ainda, que para o mês de junho, o MEC fará a liberação das verbas de financiamento as atividades destinadas ao atendimento por dez meses. “Ou seja, as escolas já poderão realizar o planejamento de 2012 porque não estará descoberta de recursos”.
A relatora do Mais Educação em Mato Grosso, Simone Cristina Rubim Ferreira, da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, explica que a reunião realizada com os gestores tem como objetivo tirar as dúvidas sobre o desenvolvimento das ações, repassar encaminhamento e proporcionar o debate sobre as oficinas e resultados obtidos.
Da redação com Seduc-MT
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Seduc/MT e parceiros debatem educação integral nas escolas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário