sexta-feira, 27 de maio de 2011

MT- Agenda 21 é praticada em escola de VG

Patrícia Neves/Seduc-MT

Agenda 21, alunos em atividades
Ações construídas e executadas de maneira integrada garantem a implantação de uma Agenda 21, na Escola Estadual José Leite de Moraes, em Várzea Grande. A Escola Estadual atende a 1,8 mil estudantes na região do Grande Cristo Rei. A Agenda 21 tem como objetivo executar ações e sensibilizar toda a comunidades escolar propiciando uma nova perspectiva de desenvolvimento, sob a ótica da sustentabilidade e respeito ambiental.

Oficinas de reciclagem (jornais e garrafas), jardinagem e arborização, confecção de uma horta suspensa, instalação de um parque infantil e de bancos com emprego de madeira oriunda de apreensões efetuadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/MT) são algumas das ações em fase de implantação.

Conscientização quanto à necessidade de preservação do ambiente escolar limpo e de economia de energia elétrica são ações que também já funcionam de maneira integrada na unidade.

“Mais do que transformar o ambiente, a proposta de trabalho é atuar mudando comportamentos. O trabalho é feito de maneira gradativa, já que atuar contra um processo histórico de formação requer tempo”. A explicação é da coordenadora pedagógica da unidade Maria Sebastiana da Silva.

Dentro da proposta da Agenda 21, os agentes administrativos, professores e os alunos líderes de turmas, trabalham ‘fiscalizando os ambientes e sensibilizando as turmas sobre a necessidade de mudança de conceitos. Na prática, ajudam a monitorar e a recolher o lixo de corredores e salas e incentivam a extensão das ações para fora do ambiente escolar. Verificam ainda se as luzes foram devidamente apagadas e se há conservação da limpeza e pinturas das paredes e muros está sendo feita diariamente.

Na sala de aula aprendem, de maneira interdisciplinar, sobre os prejuízos da poluição ao meio ambiente, da degradação de rios e florestas e sobre as conseqüências desse processo de destruição. “Eu gosto das aulas. Nessa semana aprendemos sobre a importância de cada animal, do que representam no meio ambiente”, cita Marcos Daniel, 11 anos, aluno da 1ª fase do 3º Ciclo. Todo o processo de construção de uma Escola Sustentável é acompanhado pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MT).

Dinâmicas diferenciadas são empregadas para o processo de educação ambiental. Visitas in loco a áreas devastadas ou em situação de risco, como nascentes de rios, são utilizadas para o processo ensino-aprendizagem. Também foram espalhadas, por toda a escola, lixeiras para a coleta seletiva dos resíduos produzidos diariamente.

A implantação de uma usina de compostagem, que irá aproveitar os detritos recolhidos na unidade (sobras da merenda escolar) é uma outra proposta a ser implementada pela gestão da unidade.

Formação

Do quadro de servidores da unidade, 28 já participaram de curso de formação em Escola Sustentável realizado por meio de convênio entre a Seduc, Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Aberta (MEC). A esses profissionais cabe auxiliar na busca pelo objetivo de se criar um espaço que mantenha uma relação cuidadosa com o meio ambiente.

Valdiney Vieira da Silva, da Gerência de Educação Ambiental da Seduc, explica que para Escola Sustentável considera-se a necessidade de articular três eixos: espaço, gestão e currículo. “A escola está trabalhando para alcançar esse objetivo”. Ele explica ainda que os projetos de gestãosocioambiental são construídos seguindo as Orientações Curriculares e o Plano Estadual de Educação (PEE).



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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