segunda-feira, 23 de maio de 2011

Seduc/MT fecha parceria com Municípios para a realizção dos Jogos Escolares e Estudantis

Esportes/Assessoria

Jogos Escolares Regionais de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) promoverá na próxima terça-feira (24/05) às 19h30, a assinatura do caderno de encargos entre os municípios que sediarão a sétima edição dos Jogos Escolares e Estudantis.

O evento será realizado na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), em Cuiabá. Todos os 23 municípios que serão sedes das etapas regionais e estaduais devem comparecer para assinarem o termo de adesão, que contem as atribuições e responsabilidades de cada ente organizador do evento.

O técnico da Coordenação de Projetos Educacionais da Seduc, Rosberg Rabelo Martins explica que a solenidade é o primeiro passo na construção da edição dos dois eventos. Ele conta que o os jogos escolares terão início no mês de junho e os estudantis na segunda quinzena de agosto.

Os jogos escolares são divididos em duas categorias: A e B, que correspondem à participação de estudantes com idades entre 15 a 17 anos e 12 a 14, respectivamente. As modalidades esportivas que integrarão o evento são: Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete, Xadrez, Atletismo, Natação e Judô. Todas nos gêneros, masculino e feminino.

De acordo com Rosberg Martins, os vencedores das regionais passarão para as etapas estaduais que ocorrerão em Primavera do Leste e Sorriso, nos dias 6 a 14 de agosto e 8 a 15 de outubro, deste ano.

O secretário de Esportes e Lazer de Sorriso, Junior Brandão relata que o município sediará os jogos da categoria A. Segundo ele, toda a infraestrutura esportiva e escolar da cidade estará a disposição dos cerca de 3 mil atletas que disputarão essa fase da competição.

“Sediaremos essa etapa dos jogos pela segunda vez, nessa terça-feira (24/05) o prefeito Clomir Bedin estará em Cuiabá para a assinatura do caderno de encargos e nossa expectativa é apresentar Sorriso para o Estado. Também trabalhamos para que nossos alunos conquistem boas colocações”, disse.

Nacional

Após a realização das fases estaduais, os primeiros colocados representarão Mato Grosso nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, que este ano serão realizadas nas cidades de João Pessoa (PB) e Joinville (SC). “A categoria A será na cidade catarinense de 2 a 11 de dezembro deste ano e a B na capital da Paraíba nos dias 9 a 18 de setembro”, disse.

Rosberg Martins explica que além das etapas regionais, estaduais e da Olimpíada, existem as fases municipais e inter-classes. “Para participar dos jogos, cada escola seja particular, municipal ou estadual organiza uma competição esportiva dentro da própria unidade de ensino. Os vencedores passam pelos jogos escolares municipais, para depois partirem para as demais fases”, ressaltou.

Estudantis

Diferente dos jogos escolares, que são disputados por escolas participam dos estudantis as seleções formadas nos municípios. Os alunos que obtêm melhor desempenho na competição escolar participam das seleções.

Os municípios devem selecionar os melhores atletas das oito modalidades esportivas disputadas nos jogos escolares.



VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário