Índice de estudantes do 3º ano do ensino médio com notas abaixo do básico em português preocupa especialista
Fernanda Bassette - O Estado de S.Paulo
O desempenho dos alunos do 3.º ano do ensino médio no Saresp piorou significativamente em língua portuguesa: em 2009, 29,5% deles estavam com notas abaixo do básico; em 2010 esse número saltou para 37,9%. A nota geral caiu de 274,6, em 2009, para 265,7, em 2010.
Tirar uma nota abaixo do básico - ou insuficiente - significa que o estudante não foi capaz de assimilar o mínimo do conteúdo esperado para aquela disciplina.
Para Maria Helena Guimarães, ex-secretária de Educação do Estado, os resultados são preocupantes porque não foi apenas a média geral dos estudantes que caiu - e sim porque mais alunos receberam o conceito insuficiente na prova.
"A queda de quase dez pontos na média geral é um indicador ruim. Mas, além disso, um bom resultado é aquele que aumenta o número de estudantes nos conceitos adequado e avançado e diminui o número de alunos com notas abaixo do básico", diz.
Matemática. O desempenho dos estudantes em matemática se manteve praticamente estável nos dois últimos anos, apesar de tradicionalmente os alunos se saírem pior nessa disciplina.
O número de alunos com nota abaixo do básico em matemática diminuiu quase um ponto porcentual de um ano para o outro: eram 58,3%, em 2009, contra 57,7%, em 2010. A nota geral ficou praticamente idêntica: 269,4, em 2009, e 269,2, em 2010. "Os resultados de matemática não surpreendem porque seguem uma tendência de estagnação há vários anos. Não é surpresa que não melhorem. Agora, ter uma queda tão acentuada em português é algo que precisa ser explicado", diz < Maria Helena.
imageanchor="1" style="margin-left:1em; margin-right:1em">
Nenhum comentário:
Postar um comentário