domingo, 22 de maio de 2011

Cresce número de alunos com nota insuficiente em português

Índice de estudantes do 3º ano do ensino médio com notas abaixo do básico em português preocupa especialista

Fernanda Bassette - O Estado de S.Paulo

O desempenho dos alunos do 3.º ano do ensino médio no Saresp piorou significativamente em língua portuguesa: em 2009, 29,5% deles estavam com notas abaixo do básico; em 2010 esse número saltou para 37,9%. A nota geral caiu de 274,6, em 2009, para 265,7, em 2010.


Tirar uma nota abaixo do básico - ou insuficiente - significa que o estudante não foi capaz de assimilar o mínimo do conteúdo esperado para aquela disciplina.

Para Maria Helena Guimarães, ex-secretária de Educação do Estado, os resultados são preocupantes porque não foi apenas a média geral dos estudantes que caiu - e sim porque mais alunos receberam o conceito insuficiente na prova.

"A queda de quase dez pontos na média geral é um indicador ruim. Mas, além disso, um bom resultado é aquele que aumenta o número de estudantes nos conceitos adequado e avançado e diminui o número de alunos com notas abaixo do básico", diz.

Matemática. O desempenho dos estudantes em matemática se manteve praticamente estável nos dois últimos anos, apesar de tradicionalmente os alunos se saírem pior nessa disciplina.

O número de alunos com nota abaixo do básico em matemática diminuiu quase um ponto porcentual de um ano para o outro: eram 58,3%, em 2009, contra 57,7%, em 2010. A nota geral ficou praticamente idêntica: 269,4, em 2009, e 269,2, em 2010. "Os resultados de matemática não surpreendem porque seguem uma tendência de estagnação há vários anos. Não é surpresa que não melhorem. Agora, ter uma queda tão acentuada em português é algo que precisa ser explicado", diz < Maria Helena. imageanchor="1" style="margin-left:1em; margin-right:1em">

Nenhum comentário:

Postar um comentário