segunda-feira, 23 de maio de 2011

MT- Deputado vê "luz no fim do túnel" para presos do antigo Carumbé

Especial para Olhar Direto
Roberta Cola

O deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Emanuel Pinheiro (PR), avaliou de forma positiva as ações do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Carumbé. Na opinião dele, o projeto que há seis anos vem buscando formas de ajudar na boa formação dos penitenciários poderá ser “uma luz no fim do túnel”, para reinserir ex-detentos profissionalizados no mercado de trabalho.

Isso porque, segundo Pinheiro, esse projeto vem apresentando resultados positivos, pois, “até hoje nunca se ouviu falar em motim, rebelião e todos os presos que passaram por esse processo do CRC não voltaram a cometer crimes depois que cumpriram a sua pena”, defende Pinheiro.

O projeto no CRC foi lembrado na reunião da última quarta-feira (18) no Palácio da Justiça, e conta com o apoio do governador, Silval Barbosa, que irá visitar o presídio na próxima segunda-feira (23), às 9hrs, e irá trabalhar em três frentes: Religião, educação e trabalho.

Quanto ao tempo para o resultado da ação, Pinheiro disse que a medida não é do dia para a noite, mas que futuramente trará mais segurança pública e a dignidade da pessoa humana.

“Então é um processo de curto e médio prazo, mas é um projeto que precisa ter o apoio do governo até para a segurança das futuras gerações", afirma o deputado.

Para o presidente da assembleia legislativa, o deputado José Riva (PP) é importante estabelecer o CRC dentro dos presídios de Mato Grosso para que o preso possa se sentir útil, reduzir sua pena através do trabalho, da educação e também ajudar seus familiares.

“A Comissão de Direito Humanos ‘encabeçou’ o trabalho e o governador Silval Barbosa abraçou essa ideia e acreditamos que tem tudo para dar certo”, opinou Riva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário