A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta quinta-feira (26.05) reunião formativa para os profissionais da Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais, servidores do órgão, bem como educadores do Centro de Atualização de Professores (Cefapro), sobre Ciclo de Formação Humana.
A atividade ocorreu no auditório da Secretaria e reuniu mais de 50 pessoas. O tema principal do encontro, o ciclo de formação humana teve a condução da professora Doutora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Andrea Rosana Fetzner.
Conforme a coordenadora do Ensino Fundamental, ligada a Superintendência de Educação Básica da Secretaria, Criseida Zambotto de Lima, a atividade integra a programação de formações internas propostas pela coordenadoria. “Nosso objetivo é fortalecer a política de educação por ciclos”, disse.
Ela conta que os profissionais da educação que trabalham na Seduc compreendem essa metodologia de ensino implantada pelo Estado, contudo “essas formações contribuem para o fortalecimento da escola ciclada que está sendo implantada de forma gradativa nas escolas estudais, desde 1996”.
A dinâmica do encontro incluiu trabalho em grupo para análise dos principais questionamentos e dúvidas a cerca dos ciclos, além da palestra proferida pela professora fluminense. Com o tema “A prática Educativa em Ciclos: polêmicas em torno do desenvolvimento escolar” ela abordou a história de implantação da escola ciclada no país e os pontos positivos dessa prática pedagógica.
“Os ciclos constituem uma das experiências pedagógicas mais importantes do país. A escola de ciclos proporciona atendimento às necessidades dos alunos. A aprovação não fica sendo de responsabilidade do aluno e sim da escola. Para isso há temáticas que envolvem os estudantes e os conteúdos são trabalhados para o cotidiano, voltado para as realidades atuais. Eles recebem acompanhamento no dia-a-dia do aprendizado”, destacou.
Dificuldades
A coordenadora do Cefapro de Cuiabá, Diman dos Santos Pereira ressaltou que muitas escolas da região são resistentes a implantação dos ciclos. Entretanto, “com essas atividades formativas feitas pela Seduc, com as ações desenvolvidas pelo próprio Cefapro buscamos demonstrar os avanços trazidos por essa prática pedagógica”, disse.
“Temos dificuldades porque nossos educadores foram formados em escolas seriadas. Esse modelo de repasse do conhecimento de forma fragmentada não faz muita diferença na vida dos nossos alunos. Por outro lado, a escola ciclada promove a formação integrada, com conteúdos interdisciplinares que buscam a formação integral”, defendeu Diman.
A secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, professora Fátima Resende citou que outra resistência enfrentada, trata-se da “inturmação” dos alunos. Ela também comenta que devido à formação seriada dos professores falta entendimento quanto à necessidade dos estudantes se organizarem por idade nas salas de aula.
“As crianças devem cursar o 1º ciclo, os pré-adolescentes o 2º e os adolescentes o 3º ciclo. Se um estudante de 13 anos tem dificuldade de aprendizado ele não pode ficar retido no clico inicial ele precisa acompanhar os alunos de sua idade e ter um trabalho específico de acompanhamento do professor (a), para superação dessa dificuldade”, exemplificou.
Além do trabalho formativo, Fátima Resende ressalta que a Seduc está empenhada em ofertar estrutura física e pedagógica para melhoria da qualidade do ensino em ciclo em Mato Grosso. Atualmente as 609 escolas do Estado ofertam a educação por ciclo.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Seduc/MT realiza reunião formativa sobre Ciclo
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