quinta-feira, 26 de maio de 2011

Unemat e UnB firmam acordo para elaborar mestrado indígena

Redação 24 Horas News


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade de Brasília (UnB) firmaram na manhã desta quarta-feira (25) acordo para elaboração de proposta de um mestrado acadêmico indígena a ser oferecido em associação com o Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, que já oferta um mestrado profissional em Sustentabilidade para Terras e Povos Indígenas. Esse é o primeiro passo para que a Unemat possa ofertar um mestrado acadêmico que atenda as demandas dos povos indígenas.

O acordo para que as duas instituições possam assinar o convênio que permitirá que a proposta do mestrado seja submetida para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi acertado em reunião em que participaram o reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, Áurea Regina Alves Ignácio, o vice-reitor da UnB, João Batista de Souza, a decana de Pesquisa e Pós-graduação da UnB, Denise Bomtempo de Carvalho, o vice-diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável, Saulo Rodrigues, o coordenador do mestrado profissional Othon Leonardos.

Segundo a pró-reitora Áurea Regina o convênio com a Universidade de Brasília é fundamental e garantirá maior qualidade e embasamento para que a proposta de um mestrado acadêmico indígena seja apresentado pela Unemat, uma vez que a UnB já tem um mestrado voltado aos povos indígenas.

A oferta de um mestrado acadêmico indígena é uma vontade também do governo de Mato Grosso que já sinalizou positivamente em financiar o curso. O reitor Adriano Silva, assegura que vem trabalhando fortemente para que o mestrado indígena realmente seja implementado. Segundo ele, a Unemat já tem a experiência acumulada ao longo de 10 anos com a oferta de cursos de graduação específicos e diferenciados para povos indígenas e de especializações lato sensu e que agora precisa avançar também na oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu para essa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário