terça-feira, 19 de abril de 2011

Alunos de Engenharia da PUC-Rio batem recorde de vitórias na Olimpíada Internacional de Robótica

O Globo

RIO - A equipe RioBotz formada por dez alunos do curso de Engenharia da PUC-Rio conquistou dez medalhas na RoboGames 2011. Este número representa o recorde mundial de medalhas conquistadas por uma mesma equipe. No total, foram duas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, em diversas categorias de combate, combate autônomo e sumô autônomo. O evento foi realizado de 14 a 17 de abril, em San Mateo, Califórnia, EUA e é considerado a maior competição de engenharia robótica do mundo, com mais de cem equipes.

O robô Touro Feather é o mais novo bicampeão mundial da RoboGames 2011 na categoria combate de 13,6kg, saindo invicto em todas as lutas que disputou. Outro campeão, igualmente invicto na competição, foi o Mini Touro Autônomo de 1,3kg que, como o próprio nome diz, lutou por sua conta e risco, já que os modelos das categorias autônomas são dotados de inteligência computacional para localizar o adversário e tomar decisões sobre qual estratégia seguir, sem nenhum auxílio humano.


As medalhas de prata ficaram para quatro robôs: Maloney (combate 54kg), Mini Touro (combate rádio-controlado 1,3kg), Pé de Boi Autônomo (sumô autônomo 3kg) e Boi da Cara Preta (sumô rádio-controlado 3kg). As de bronze foram para Touro (combate 54kg), Touro Light (combate 27kg), Pocket (combate 150 gramas) e Pé de Boi (sumô rádio-controlado 3kg).

"A experiência que os alunos ganham os deixa preparados para qualquer área da indústria (Marco Meggiolar)

Apesar de não ter ganho medalhas, o robô mais elogiado do evento foi Touro Maximus (combate 100kg), que ficou em quinto lugar, apontado por reportagens em TVs norte-americanas como o favorito na categoria peso-pesado. Ele será uma das atrações principais de um programa especial do Discovery Science, apresentado por Grant Imahara (Mythbusters), que irá ao ar no Memorial Day nos EUA.

A tecnologia aplicada para a construção dos robôs alia diferentes áreas da Engenharia e de outros setores. E é útil para a indústria de energia, petróleo e médica. O professor e coordenador da equipe, Marco Meggiolaro, acredita que a Riobotz prepara melhor os estudantes para enfrentar o mercado de trabalho:

- A experiência que eles ganham os deixa preparados para qualquer área da indústria. Sem falar que aprendem a trabalhar com prazos, e colocam em prática muitas técnica e teoria a sala de aula.

As regras da competição

A competição consiste em combates entre robôs de diferentes tamanhos, pesos e categorias, e também a performance individual de robôs autônomos dos 37 países que participam da RoboGames. Este ano, a competição contou com 186 robôs de combate, um recorde em relação a todas as edições anteriores, além de mais de 400 robôs de outras categorias. Só a RioBotz levou 18 deles, com pesos que variaram de 100kg a 150g, para participar de oito categorias de combate, além de Sumô, Hóquei e "Seguidor de Linhas".

Premiações constantes na RoboGames

Esta foi a sexta participação da RioBotz na RoboGames, tendo conquistado 25 medalhas internacionais em 6 edições.

" Os alunos aprendem a trabalhar com prazos, e colocam em prática muitas técnica e teoria a sala de aula (Marco Meggiolaro)
"

- Chegar ao recorde de 10 medalhas por equipe, coincidindo até com o número de alunos que levamos, é uma grande vitória. Ela é fruto de muito esforço, trabalho, seriedade e dedicação dos participantes - declara o coordenador da RioBotz Marco Antonio Meggiolaro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio.

Na edição de 2010 da RoboGames, a equipe conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata, conferindo ao Brasil a inédita quarta posição entre os melhores do mundo, atrás apenas de EUA, México e Reino Unido.

O projeto existe desde 2003. E foi uma iniciativa de seis estudantes interessados em participar das disputas com robôs. Hoje, com patrocínio da Radiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário