sexta-feira, 22 de abril de 2011

Artigo - Os transtornos sociais de jovens e de adultos

Autor: Carlos Magno Perin

Vivemos em tempos difíceis. Nestas duas gerações anteriores (desde 1970), principalmente no mundo ocidental, vimos ocorrer drásticas mudanças de comportamentos sociais.

Todavia nem todas as mudanças tiveram bons efeitos. Cobraram um preço muito alto pelo aumento da quantidade, com a queda de qualidade de vida das pessoas. Entretanto o mal maior ficou instalado na área social, onde o convívio com outras pessoas se tornou uma problemática praticamente insolúvel.

A falta de um diálogo racional, honesto e responsável, onde a diferença entre um fato (acontecimento real) e uma opinião (pensamento/sentimento pessoal) se misturam como se fossem a mesma coisa, torna a convivência entre pessoas uma utopia desejada, mas não realizada.

O resultado dessa carência torna o mundo recheado de pessoas narcisistas; pessoas que no fundo pressentem que está faltando algo não definível no cotidiano, mas por defesa própria responsabilizam somente os outros pelo seu envolvimento na situação, numa isenção total que beira o absurdo.

A falta de objetividade, de propósito e de motivação nobre deixa o nosso mundo repleto de pessoas com vidas vazias.

Os transtornos múltiplos encontrados entre os jovens e alguns adultos têm causa emocional com base cognitiva.

O Transtorno Desafiador Opositivo: é caracterizado como um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança ou adolescentes (e até em adultos emocionalmente infantis) com outras pessoas adultas e figuras de autoridade de forma geral como pais, tios, avós e professores.

Os principais sintomas são: perda freqüente da paciência, discussões com adultos, desafio e recusa em obedecer a solicitações ou regras, perturbação e impaciência com as pessoas, chegando a responsabilizá-las por seus erros ou mau comportamento.

Fica aborrecido com facilidade e comumente se apresenta enraivecido, irritado e ressentido, mostrando-se rancoroso. Pode apresentar idéias de vingança.

Os sintomas aparecem em vários ambientes, entretanto é em casa e na escola, onde mais causam prejuízos significativos na vida social. É importante observar que no TDO não há (ainda) sérias violações de normas sociais gerais ou do direito alheio.

O desempenho escolar normalmente fica comprometido e reprovações escolares são freqüentes, pois não participam de atividades de grupo, recusam-se a pedir ou aceitar ajuda de professores ou colegas e querem sempre solucionar seus problemas sozinhos.

O tratamento indicado é a terapia individual dirigida combinada com a terapia grupal, onde é enfatizada a necessidade de compartilhar experiências socialmente com outras pessoas, até o paciente compreender que ele não é uma "ilha" isolada na comunidade.

Quando não tratado o TDO, pode ser considerado como um antecedente para uma etapa mais grave, conhecido como ...

O Transtorno de Conduta é um conjunto de problemas emocionais e comportamentais apresentados por crianças, adolescentes e adultos, em que há um padrão repetitivo e persistente de conduta agressiva, desafiadora e anti-social.

Os direitos básicos alheios, regras e normas sociais são violadas por vontade própria.

Os comportamentos anti-sociais geralmente são acompanhados de agressão física e/ou verbal de forma cruel, com pessoas e animais, sendo autores de "bullying" (ameaça física e/ou agressão psicológica) na escola e no trabalho.

Não demonstram sentimento de culpa, arrependimento ou remorso pelos seus atos. São negativistas, desafiadores, hostis e podem realizar atos de vandalismo, furtos e destruição de patrimônio alheio.

Possuem poucos amigos, baixa tolerância à frustração, alta irritabilidade e explosões de raiva freqüentes.

Nos quadros iniciais do TC, podem ser observados furtos freqüentes em lojas, roubos de objetos pessoais de colegas, além de intimidações e pequenas agressões físicas.

Na evolução do TC, chegam a provocar brigas corporais com a utilização de armas como faca, bastão e até armas de fogo.

Abandono e conseqüente reprovação escolar, fugas de casa, freqüente consumo de álcool e drogas, comportamento sexual promíscuo e de alto risco também são freqüentes.

O comportamento delinquencial grupal(gangues e o arrastão de rua) também é muito comum.

Dentre os transtornos comportamentais, o mais perigoso é o TC, porque é o que mais leva uma pessoa para a sociopatia.

Nessa fase, é questão de pouco tempo para passar para a psicopatia mais absurda do mundo do crime: o do criminoso frio e insensível.
O próximo passo é evoluir para crimes em seqüência - o "serial killer" - em que a sensação de onipotência e o julgamento sobre si mesmo como o mais esperto que a polícia e a justiça faz com que em cada crime cometido deixe uma "marca" ou "sinal" como assinatura revelando o seu modo de operar.

O tratamento é longo e de difícil aceitação pelo paciente. O terapeuta deve buscar parceria com médicos psiquiatras para quando o paciente necessitar de fármacos nos casos de alteração comportamental com presença de algum tipo de violência.

http://www.artigonal.com/psicoterapia-artigos/os-transtornos-sociais-de-jovens-e-de-adultos-4634118.html

Perfil do Autor
Administrador, matemático, pós-graduado em Docência do Ensino Superior, mestre, doutor e pós-doutor em Psicanálise.
Foi professor do 1º e do 2º grau, instrutor técnico do SENAI e do SENAC (DR- ES), coordenador na Formação, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal em várias empresas no ES e na BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário