G1
No dia 4 de maio o Pedalusp, sistema gratuito de empréstimo de bicicletas, iniciará a fase de testes. Permitido apenas para alunos, funcionários e professores da USP (Universidade de São Paulo) o sistema começará emprestando quatro bicicletas em dois pontos da universidade, o tempo máximo para o empréstimo é de 20 minutos.
O sistema tem um mecanismo que reconhece a carteira da universidade e funciona de maneira integrada com as travas das bicicletas, liberando o uso para pessoas cadastradas. O projeto foi criado pelos engenheiros Maurício Matsumoto e Maurício Villar, que se inspiraram no projeto da École Centrale, na França.
O projeto é instalar 10 postos por todo o campus da cidade universitária, no Butantã. Os engenheiros querem disponibilizar 100 bicicletas. Nesta fase de testes os postos serão no prédio do Biênio e da mecânica da escola politécnica.
Confira também
Empresas contratam mais de 2 mil "bikeboys" em SP
UnB anuncia mudanças no vestibular
Para aqueles que tentarem se aproveitar do benefício há punição. Os que ficarem com a bicicleta de 20 minutos até 1h estarão suspensos do sistema por dois dias. Aqueles que ultrapassarem 1h de empréstimo são suspensos por cinco. Os mais abusados que ficarem com a bicicleta por mais de um dia estarão automaticamente expulsos do sistema.
Os idealizadores explicam que a fase de testes vai ajudar para que eles possam fazer ajustes no sistema. Durante este período eles querem receber sugestões, opiniões e críticas do público sobre a novidade. Ainda não há previsão de quando o programa atingirá sua meta.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
USP vai estrear sistema de empréstimo de bicicleta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário