terça-feira, 19 de abril de 2011

Preparar o lanche da escola pode ajudar na educação

Os irmãos Maria Carolina e Pedro Henrique levam para a escola o lanche preparado pela mãe

A hora do recreio é sem dúvida um dos momentos mais esperados pelas crianças no ambiente escolar. As atividades no tempo livre costuma se resumir em brincadeiras e lanches na cantina da escola. Mas entre opções como chocolates, biscoitos recheados e balas, como garantir que a criança vai fazer uma escolha saudável? A resposta pode estar em um lanche preparado pessoalmente pela mãe. E os habitos hábitos saudáveis podem ter reflexo direto na educação.

"A maioria das cantinas escolares oferece muito mais alimentos ricos em gordura e açúcar do que opções saudáveis. Então o ideal é preparar lanches gostosos e saudáveis diariamente para seus filhos. Isso exige tempo e dedicação, mas o resultado na saúde é muito positivo", afirma a nutricionista Andréia Torres.

A especialista destaca a importância do envolvimento dos professores e coordenadores de ensino quando o assunto é nutrição. "Hoje a educação nutricional faz parte do currículo escolar e a direção do colégio deve exigir que as cantinas se adaptem às necessidades das crianças e adolescentes. Os pais têm o papel de cobrar tais iniciativas das escolas."

Ainda segundo Torres, os alimentos consumidos podem contribuir não apenas para uma vida saudável, mas também para um bom rendimento escolar.

Um bom exemplo é caso de Maria Carolina Büttembender de Carvalho, 9 anos, e de seu irmão Pedro Henrique, 11 anos, de São Paulo. Os estudantes da quarta e quinta série do ensino fundamental foram ensinados desde pequenos sobre a importância de uma alimentação correta. Uma das técnicas adotadas pela mãe, Keli Cristina Salvatori Büttembender, foi preparar diariamente o lanche que os filhos levam para a escola.

O cardápio diário deles conta com uma fruta, um copo de suco natural e um sanduíche de queijo branco e presunto magro. "Acho que ensinei eles muito bem. Olho aquelas propagandas de crianças que não comem brócolis e não me identifico, pois meu filhos adoram. Por incrível que pareça, a comida preferida deles é sushi, e não hambúrguer com batata frita. Até acho que exagerei no ensinamento", brinca a mãe.

"Como as crianças se encontram em fase de crescimento, suas necessidades energéticas são grandes. Por isso, o ideal é que o lanche seja colorido e variado durante a semana, constando de carboidratos (biscoito, cereal ou pão integral), proteína (queijo, peito de peru ou até atum) e uma fruta ou suco natural", analisa a nutricionista, destacando que esta dieta variada facilita a aquisição de habilidades, como melhora do raciocínio e concentração.

Isso não quer dizer que eventuais guloseimas não estão liberadas. "Chocolates e bolachas podem fazer parte do lanche também, desde que as quantidades não sejam excessivas. O chocolate, por exemplo, fornece nutrientes que estimulam a neurogênese e protegem o corpo contra doenças cardiovasculares. Porém os chocolates mais eficientes são os amargos, ricos em cacau. E os biscoitos possuem carboidratos, importante fonte de energia para o organismo em crescimento. Opções interessantes incluem biscoito de polvilho, biscoito integrais de maçã com canela e biscoito de banana com aveia", afirma Torres.

Mas não são todos os responsáveis que conseguem preparar o lanche de seus filhos diariamente, como Keli Cristina faz. Para eles, Andréia sugere uma conversa franca. "Os pais podem acompanhar um dia os filhos à lanchonete da escola para averiguar as opções disponíveis e mostrar às crianças as melhores opções, como sanduíches naturais, sucos de frutas, salgados assados, gelatina, salada de fruta, iogurte ou picolé de frutas", explica.

A obesidade infantil, problema muito discutido nos Estados Unidos, está aos poucos se tornando uma realidade brasileira. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008/2009 (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34,8% dos meninos e 32% das meninas entre cinco e nove anos estão acima do peso considerado ideal para esta faixa etária.

Confira 6 receitas de lanches saudáveis e rápidos de preparar:
1- Misto quente com pão integral de forma
Uma fatia de queijo branco , uma fatia de peito de peru e uma colher cheia de cenoura ralada. Caso a criança aceite vá incrementando com outras opções de vegetais como pimentão ou tomate em rodela, cebola com orégano e alecrim.

2- Bisnaguinha com patê de berinjela
A berinjela deve ser escaldada e picada. Depois pode ser levada ao forno e regada com azeite de boa qualidade e os temperos que as crianças gostarem.

3- Biscoito integral com geleia de fruta e uma fatia pequena de queijo branco
A geléia pode ser de morango, uva, damasco ou frutas vermelhas, o sabor que a criança preferir.
4- Suco de fruta com verdura
Por exemplo, suco de cenoura e couve ou água de coco com couve. Existem muitas receitas na internet, vá testando e descobrindo os sabores que mais agradam às crianças.

5- Iogurte natural batido com gelatina
A receita é simples: bata os dois ingredientes no liquidificador e deixe gelar

6- Bolos de frutas e verduras
Pode ser bolo de cenoura, maçã, beterraba ou banana. Estes devem ser preparados durante o fim de semana para serem consumidos durante a semana escolar.

Fonte: Terra Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário