quinta-feira, 21 de abril de 2011

Escola realiza evento para resgatar valores culturais

Da Assessoria

Um evento dedicado à valorização da cultura indígena. Foi com essa proposta que a Escola Municipal 1º de Maio realizou nesta quarta-feira (20) o Projeto Índio. Na escola os 430 alunos de 4 a 10anos fizeram pesquisas sobre o índio e cada série aprofundou o conhecimento em um item específico como dança, comidas típicas, moradia, cultura e lazer. Depois expuseram o material as outras séries e também para os pais e comunidade.

Todo o material (desenhos, pinturas, textos), foi confeccionado pelas crianças, que com essa interação puderam conhecer mais sobre os indígenas. Os pais também colaboraram com o preparo das comidas.

A diretora da escola, Mara Silva Xavier, contou que o projeto obedece a uma Lei municipal e não é trabalhado só um dia, e sim, foi desenvolvido durante dois meses e vai continuar o ano todo para que as crianças não se esqueçam da importância do índio na sociedade.

“Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção das terras e respeito às manifestações culturais. Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses chegaram aqui. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas”, disse a professora Aridinar Alves.

Para as crianças o dia foi de muita alegria e descontração. “Eu gostei muito das brincadeiras, comidas, música de índio”, contou a aluna Sulamita Gabriela Silva, 6 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário