sexta-feira, 22 de abril de 2011

MT- Emoção marca a colação de grau do Programa Parceladas em Poconé

Fonte: Plantão News

A emoção tomou conta da cerimônia de conferência de grau de 74 acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Geografia pelo Programa Parceladas no município de Poconé. O Programa Parceladas é mantido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) há 19 anos como meio de garantir a formação de professores em cidades do interior, em uma modalidade de ensino diferenciada, onde pesquisa e ensino atuam de forma conjunta.

A colação de grau ocorreu na noite da ultima quinta-feira (07.04) no Clube Cidade Rosa e contou com a presença dos acadêmicos, familiares e sociedade, além do reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva, do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, do prefeito municipal Arlindo Marcio Morais, vereadores, diretor do Programa Parceladas, Flávio Luiz Paula de Almeida.

O formando em geografia, Alessandro Bento, contou que a formatura foi o momento máximo de uma realização de um sonho. Ele agradeceu a Unemat pela oportunidade de concluir o ensino superior e destacou a qualidade do curso. “Antes mesmo de concluir a faculdade eu fui aprovado no concurso do Estado, e não só eu, mas outros colegas também. Isto mostra para Mato Grosso que o Programa Parceladas da Unemat tem qualidade”, disse.

Janilce de Campus Suares, que formou em biologia, também foi aprovada no concurso público do Estado, e comemorou sua formatura. “A Unemat, por meio da Parceladas possibilitou a realização de um sonho para muitos que não tinham condições de sair daqui de Poconé para estudar e nem de pagar por uma universidade particular. Foram cinco anos de lutas, mas valeu a pena, porque tivemos vitória”, disse.

O formando em geografia, Deoclécio Francisval de Aquino Nunes, também agradeceu a oportunidade de fazer o ensino superior no município e lembrou que sem a presença da Unemat ele não poderia ter realizado um sonho, dada as dificuldades em deixar família e filhos para estudar e trabalhar em outro lugar. “A Unemat contribuiu de forma importante para o desenvolvimento de Poconé”, disse.

COMPROIMISSO SOCIAL

O prefeito Tico de Arlindo, também destacou a contribuição social que a Universidade do Estado de Mato Grosso tem para com o município e afirmou que a parceria foi fundamental para oportunizar e qualificar a população da cidade.
Nos discursos dos oradores, os acadêmicos demonstraram o compromisso social que eles têm frente a sociedade, uma vez que tiveram a oportunidade de fazer uma faculdade pública, e que agora devem devolver os investimentos da sociedade com dedicação e trabalho. O diretor do Programa Parceladas, Flávio Luiz de Almeida, destacou a importância e o significado da colação de grau para o programa, lembrando que a data marca o início das comemorações pelos 20 anos do programa, que visa garantir a formação de professores em serviço, possibilitando que eles estudem durante as férias escolares e assim concluam e se qualifiquem no nível superior.

O reitor Adriano Silva destacou o pioneirismo e a coragem da Unemat ao criar o Programa Parceladas há quase duas décadas, quando os professores da instituição ficavam dias nas estradas do Estado para levar o ensino superior à população de regiões mais distantes da Capital como Comodoro, Alta Floresta, Vila Rica, Luciara e tantos outros municípios. “Esse programa tem feito uma revolução silenciosa no Estado de Mato Grosso contribuindo significativamente com o desenvolvimento do Estado”, disse.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, destacou durante a cerimônia a importância emancipadora da educação e o esforço que o Governo do Estado vem fazendo para qualificar a mão-de-obra para ocupar os novos postos de trabalho que vêm surgindo. Segundo ele, as empresas se interessam em se instalar em regiões onde a população está qualificada para o mercado de trabalho, e o programa Parceladas e a Unemat acabam contribuindo para que isso ocorra em várias regiões. Eliene também assumiu o compromisso de trabalhar junto da Unemat para fortalecer e qualificar a população do Estado.

20 ANOS PARCELADAS

As comemoração dos 20 anos do Programa Licenciaturas Parceladas começaram com a colação de grau em Poconé e se estenderão por vários municípios neste ano, com seminários e encontros de egressos e também de acadêmicos das turmas para discutir os rumos do programa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário