sexta-feira, 22 de abril de 2011

Opinião - Novos elos para a corrente do bem

Pedro Nadaf
Quinta, 14 de abril de 2011, 10h49
Fonte:Plantão News

O Brasil é um celeiro fértil de boas ações, tendo a força multiplicadora do bem-estar social no cotidiano do seu povo. Gentileza gera gentileza e muitas vezes seu efeito é rápido e transformador. Nesta semana li que o nosso país passou a ser o 29º a integrar o ‘Pay it Forward Day‘, traduzido por ‘A Corrente do Bem‘. Mais do que a obra de Catherine Ryan Hyde, que chegou às telas e emocionou o público, trata-se, na verdade, de um movimento de colaboração internacional, que já conta com 250 mil pessoas nesta integração, iniciada em 2007, na Austrália, e que no dia 28 de abril, deste ano, terá um grande marco.

Ao todo 30 países integram o ‘Pay it Forward Day‘ . O Brasil ao aderir passou a ter a meta, conjuntamente com as demais nações que fazem parte do movimento, que é a de inspirar mais de três milhões de atos de gentileza em todo o mundo. Tais atos devem gerar resultados efetivos, num tripé sustentado pelo altruísmo, irmandade e solidariedade. Tenho convicção de que no dia mundial desta importante iniciativa muitos serão incentivados a ajudar o nosso país a cumprir com tal meta. Penso que vale a pena ajudar na difusão.

No filme ‘A Corrente do Bem‘, que sugiro que os leitores assistam, o final embora não tenha sido feliz, foi sem dúvida alguma inspirador e mostra como iniciar as transformações com o primeiro ato efetivo de gentileza, sugerindo que a ação seja passada adiante. Ou seja, dando o primeiro passo, praticando o bem, sem esperar retorno, é possível a sua maior disseminação, pelo exemplo.

O que lamento é que assim como a corrente do bem, há a corrente do mal, tanto na arte, quanto na vida real. Na semana passada, enquanto muitos choravam pelos alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro, vítimas de uma chacina brutal, que provocou indignação e muita comoção, outras atrocidades aconteciam pelo Brasil, o país do ‘profeta Gentileza‘, e de tantas práticas do bem. Um dos fatos que muito me chocaram foi a de um atirador, responsável por ataques em série no litoral paulista, nas cidades de Santos e São Vicente. Abordo de um carro preto ele atirou contra as pessoas que caminhavam pelas ruas em diversos bairros, dez foram baleadas.

Um fato realmente absurdo que leva a uma reflexão no sentido da sociedade se engajar realmente na corrente do dia 28 de abril.

Que os pais orientem seus filhos a terem atos de gentileza na escola. Que mostrem, por exemplo, os danos ocasionados pelo bullyng. Que orientem para que não se envolvam com o mal e para que passem a utilizar de forma repetitiva praticas e palavras que enfoquem a bondade humana, e enfatizem o que a pessoa tem de melhor. Com isso, certamente, novos elos serão agregados na corrente do bem. Encerro com um pensamento de Pierre Lecomte Du Nouy, filósofo e biofísico francês, ‘não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual’.

Pedro Nadaf é `residente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/Sesc e Senac-MT)e Secretário de Estado do Desenvolvimento do Turismo. E-mail: p.nadaf@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário