quinta-feira, 21 de abril de 2011

MT- Pedido para curso de medicina na Unemat gera criação de Comissão

Da Assessoria

Em resposta a uma indicação do deputado Airton Português (PP), ao Executivo, para a criação do curso de medicina na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a instituição em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instalou uma Comissão de Elaboração do Projeto para estudar a viabilidade da implantação do curso no campus de Cáceres (225 quilômetros de Cuiabá). “Esse pedido é um antigo anseio de grande parte dos moradores do município, bem como de estudantes que tentam cursar medicina e não conseguem. Sabemos da dificuldade para o ingresso nesse curso e, mais ainda, pela concorrência que enfrentam com estudantes que vêm de outros estados do país. Além disso, ainda existe a preocupação de melhorar a nossa demanda interna, com profissionais capacitados no próprio Estado”, justifica o parlamentar.

A indicação apresentada por Airton Português, no Legislativo, foi uma das primeiras ações do parlamentar no início da 17ª Legislatura em 2.011 na Assembléia Legislativa. Para o deputado, a falta de profissionais médicos, especialistas em algumas áreas, é um dos maiores agravantes no interior do Estado e, mais especificamente na região Oeste, onde está sua principal base eleitoral.

Segundo Airton Português, grande parte dos municípios da região Oeste carecem de médicos e, por conta desta situação, ficam dependentes do Hospital Regional de Cáceres, instituição com melhor estrutura e que, acaba sobrecarregada com a crescente demanda. “Com a implantação do curso de medicina na Unemat, acreditamos que os profissionais irão suprir pelo menos a demanda desses municípios, levando significativas melhorias à população”, completa o parlamentar. A Comissão criada pela Unemat com a UFMT, foi criada por meio da portaria conjunta nº 147/2.011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário