sexta-feira, 22 de abril de 2011

MT- Palestra educativa ministrada pela Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC) da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap)

Quinta, 21 de abril de 2011, 12h04
Fonte:Plantão News

Alunos do 1º, 2º e 3º ano da Escola Municipal Silvino Leite de Arruda, bairro Planalto, participam ontem (20-04) de palestra educativa ministrada pela Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC) da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). A atividade faz parte projeto Gotas de Sensibilização que realiza trabalhos de conscientização e sensibilização ambiental voltados também para este público alvo.

Na oportunidade as colaboradoras da companhia, Maria das Graças dos Santos e Merenice Arruda, apresentaram a temática da importância da conservação da água, com explicações didáticas para evitar o desperdício e a poluição dos córregos, lagos e rios.

"As crianças assimilam muito bem o conteúdo. Elas têm muita facilidade para aprender e replicar para os pais e colegas. Tudo é passado de forma didática, através de vídeos, cartilhas e palestras. Têm dado muito certo e temos muita procura das escolas.", ressalta a colaboradora da ASLC da Sanecap, Maria das Graças dos Santos.

O Projeto Gotas de Sensibilização é realizado desde 2008 e já foram atendidas mais de 30 escolas estaduais e municipais. “O trabalho de reforço é feito também por meio de visitas às mesmas escolas. Mas, neste caso, o foco é trabalhar com estudantes que ainda não participaram do projeto”, acrescenta.

Os meninos e meninas da Escola Municipal Silvino Leite de Arruda, ainda assistiram a vídeos lúdicos sobre o assunto. Depois, as crianças puderam debater e fazer comentários a respeito do tema.

Para Stéfany Almeida da Silva, 6 anos, que cursa o 1º ano B, as lições serão compartilhadas no seu núcleo familiar e com a vizinhança. "Aprendi a não jogar água fora. É só desligar a torneira quando não estou usando na hora de escovar os dentes e tomar banho.Vou fazer isso em casa e na escola, ensinar meus pais e meus amigos a não gastar água à toa.", destacou.

Já Lucas Gabriel Cabral da Silva, 8 anos, do 3º ano A, percebeu o quanto a água é essencial."Vi que não se pode desperdiçar água, pois podemos ficar sem ela até para beber. Sem água a gente morre, é a coisa mais importante para a vida."

A diretora da Escola, Adalgiza Soares Pereira de Arruda, explicou que a aproximação com o projeto se deu por meio do bom relacionamento que a Sanecap tem com os representantes da comunidade. "O presidente do bairro (Planalto) intermediou o contato com a empresa. Agendamos dia e horário com a ASLC e tivemos retorno imediato. Foi rápido e fácil.", lembra.

Ela diz ainda que a temática “Meio Ambiente” sempre está em pauta no universo escolar. "Trabalhamos sob a perspectiva de educação ambiental e da significância dos bens oferecidos pela natureza. Assim, a Sanecap nos ajuda a fortalecer esse tipo de consciência na mentalidade das crianças, instruindo como usar bem a água."

As atividades continuam até o final do dia de hoje e a previsão é que 360 crianças serão atendidas pelo projeto Gotas de Sensibilização. As escolas que quiserem entrar em contato com a ASLC para agendar visitas podem ligar para o número (65) 3645-9727.

Nenhum comentário:

Postar um comentário