quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fumo passivo aumenta risco de distúrbios mentais em crianças

Agência Estado

Respirar fumaça de cigarro pode aumentar o risco de desordem mental e comportamental em crianças, o que inclui déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), aponta um estudo publicado na revista científica Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

O estudo sugere ainda que as crianças de mães que fumam enquanto estão grávidas são mais propensas a ter problemas de comportamento. A exposição ao fumo passivo também foi ligada a problemas de coração e respiratórios. ?Já é tempo de começarmos a proteger as crianças da exposição (ao fumo passivo) se estivermos comprometidos com a prevenção dessas doenças?, diz o médico Bruce Lanphear, chefe de um centro especializado na saúde infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos.

Os autores do estudo, conduzido por Frank Bandiera, da Universidade de Medicina Miller, observaram a ligação entre o fumo passivo e a saúde metal em crianças e jovens de 8 a 15 anos. Entre os meninos expostos ao fumo passivo, os pesquisadores notaram mais propensão aos sintomas de TDAH, depressão, ansiedade e transtorno de conduta. As meninas demonstraram mais sintomas relacionados ao TDAH e ansiedade.

Foram observadas 201 crianças, das quais 7% tinham TDAH - na população em geral, esse índice é de 5%. Outras 15 foram diagnosticadas com depressão e 9 tinham transtorno de ansiedade. Os autores concluíram ser necessário mais esforços para banir o fumo nos lugares públicos e evitar a exposição dos filhos à fumaça em casa.

As informações são do Jornal da Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário