terça-feira, 19 de abril de 2011

Um em cada cinco professores divide tempo entre ensinar e estudar

Priscilla Borges, iG Brasília

Levantamento do Ministério da Educação revelou que 381 mil docentes cursavam uma graduação em 2009. Metade estudava pedagogia

De cada cinco professores em exercício na educação básica brasileira, um está matriculado em um curso superior. Levantamento realizado pelo Ministério da Educação aponta que os docentes que frequentam salas de aula não apenas para ensinar, mas também para aprender, formam um contingente de 381.214 profissionais. Metade deles cursa pedagogia.

Para chegar a essa conclusão, o Ministério da Educação cruzou dados do Censo da Educação Superior com outros do Censo do Professor da Educação Básica, todos de 2009. Segundo o ministro Fernando Haddad, a checagem foi feita com base no CPF dos professores e dos estudantes matriculados no ensino superior. A conclusão de que 20% dos 1.997.978 docentes da educação básica estudam, para Haddad, é “surpreendente”.

“Os dados me surpreenderam positivamente. O censo mostra que ainda temos muitos professores sem licenciatura. O que ele contabiliza é formado ou não formado. E não percebíamos o esforço feito no processo de formação. Pela primeira vez, podemos contar o que está se formando”, ressaltou o ministro.

O censo docente mostra que, em 2009, 152 mil professores sem curso superior atuavam em creches, pré-escolas, ensino fundamental e até ensino médio nas cinco regiões do País. Outros 12 mil sequer concluíram o ensino médio. Além deles, 62 mil davam aulas sem curso de licenciatura (o que, pela lei, não deveria acontecer já que a modalidade é que prepara professores) e mais 500 mil dão aulas para disciplinas para as quais não se formaram.

Atualmente, 1,4 milhão de estudantes estão matriculados em cursos de licenciatura no País. Só em 2009, 464 mil novos alunos ingressaram nessa modalidade de curso e houve um crescimento no número de formandos nessas áreas: em 2007, 246 mil concluíram esse tipo de graduação, enquanto 277 mil terminaram em 2009.

O próximo passo do MEC será, de acordo com Haddad, analisar melhor o perfil desses professores-estudantes. O levantamento do ministério não mostra, por exemplo, quantos desses 381 mil educadores estão cursando a primeira graduação ou quantos estão na segunda. Sabe-se apenas quais são os cursos mais procurados por eles e alguns não estão ligados diretamente às formações de rotina das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário