sábado, 23 de abril de 2011

Opinião - Cuiabá, 292 anos de belas histórias

Autor: Guilherme Maluf

"Virtude plusquam auro" é assim que está escrito no brasão de Mato Grosso: "confiemos na virtude, mais que no ouro", como muito bem grafou Dom Aquino Correa. Cuiabá é Mato Grosso, explico: Cuiabá (Forquilha) nasce em 1719 e Mato Grosso, em 1748. Por isso uso o lema do brasão do estado para reacender a chama que fulgura em ambos os brasões e despertar a Fênix que repousa sobre os mesmos. Cuiabá precisa de virtude, Cuiabá necessita de Amor...

Diz a sabedoria popular que para conhecer e amar alguém é necessário que se coma um saco de sal juntos, então é necessária uma vida inteira. Atualmente, fala-se em milhão pra isso, milhão pra aquilo e só não se ouve o som da palavra Amor. Amor pela terra em que se nasceu, Amor pela cidade na qual se vive e dela tira-se o sustento, enfim... Amor pela Cuiabá dos nossos filhos e netos. A Cidade Verde precisa, sim, de dinheiro; todavia, necessita de Amor de verdade. Como diz o cantor e compositor Peninha: "Quando a gente gosta é claro que a gente cuida". Não se pode mais conviver com o gostar, com o amar por conveniência, chega do "Fala que me ama só que é da boca pra fora".

Mas é teu aniversário, minha querida e adorada Cuiabá, e em teu dia, gostaria de falar-te, com palavras singelas, muito Obrigado por tudo: Deste-me a sabedoria em Dom Francisco de Aquino Correa, fizeste-me poeta com o lirismo de Ivens Cuiabano Scaff, ensinaste-me a simplicidade com o professor Ezequiel de Siqueira, trouxeste-me a sensibilidade com Dunga Rodrigues e o maestro China, vieste-me inteira na prosa de Pedro Rocha Jucá; permitiste, com Dr. Agrícola Paes de Barros, que a medicina fosse meu trabalho, contaste-me histórias nas palavras de Lenine de Campos Póvoa; colocaste, através de Benedito Sant"Anna da Silva Freire, em meus olhos o brilho dos que fazem dos sonhos uma possibilidade concreta. Eis um pouco do muito que veio a mim através de ti, minha Cuiabá. Não sabes o orgulho que carrego quando digo "minha Cuiabá", és minha e de todos que sabem da viola de cocho, da paçoca de pilão, do rasqueado, da pedra 21, do tanque dos bugres, do siriri e cururu, da carne com banana, do beco quente, e do beco do urubo, onde nasci e cresci, do pacu na folha de bananeira, da Prainha, da alavanca de ouro, do escaldado, do campo d"Ourique, do doce de caju,das cadeiras na calçada, dos quintais sem muros e da manga chupada no pé...

Kiiaverá... Ikuiapá... Cuiabá... Rio da lontra brilhante... Lugar do (pesca com) arpão... Por Amor a Cuiabá... Sim, Por Amor a Cuiabá e ao povo cuiabano (nascidos ou bem-vindos) que acredito ser possível uma outra Cuiabá. A Cuiabá das virtudes, do olho no olho, do respeito com o bem público, da cultura e da tradição, da cidade verde, do muxirum, do rio Cuiabá vivo, das crianças com saúde e boas escolas, da acessibilidade, da humanização do trânsito, da Unemat aqui e da segurança para, de novo, colocarmos aúfa de cadeiras nas calçadas...Parabéns Cuiabá, são 292 anos de belas histórias.

Guilherme Maluf é médico e deputado estadual pelo PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário