terça-feira, 19 de abril de 2011

Estudo mostra que exercícios de memorização podem ajudar no aprendizado

As conclusões geram controvérsia entre educadores contrários a chamada decoreba Marcelo Gonzatto | marcelo.gonzatto@zerohora.com.br A chamada decoreba, forma de aprendizado que privilegia a memória, nas últimas décadas foi relegada à condição de método ultrapassado e ineficaz em muitas escolas brasileiras.

Um estudo publicado semana passada na renomada revista Science, porém, sugere que exercícios de memorização são capazes de melhorar de maneira significativa o desempenho de estudantes. As conclusões geram controvérsia entre educadores.

Professor de Psicologia da universidade americana de Purdue, Jeffrey Karpicke selecionou 200 jovens universitários que estudaram textos científicos de duas formas diferentes.

Em uma delas, procurou simular a forma mais comum de ensino, inclusive no Brasil, em que os alunos leem algo e são estimulados a fazer elaborações sobre o conteúdo que acabaram de aprender. Por exemplo: consultando os livros, escrevem em uma folha quais consideram ser os tópicos mais importantes e como eles se relacionam.


Comente esta matériaMais NotíciasO X da Educação 04/03/2011 16h48minAno letivo inicia com tentativa de superar mau desempenho flagrado no IdebO X da Educação 04/03/2011 16h38minEscolas estaduais acabarão com repetência até o terceiro anoO X da Educação 09/02/2011 03h44minUm terço dos estudantes chega ao Ensino Médio com idade acima da recomendada no EstadoO X da Educação 26/01/2011 04h55minEstudo mostra que exercícios de memorização podem ajudar no aprendizadoO X da Educação 25/01/2011 03h44minUFRGS altera critério de uso da nota do EnemImprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário