sexta-feira, 22 de abril de 2011

MT - Torneio de Xadrez utiliza peças de chocolate

Páscoa

Jogo de xadrez com regras normais, mas peças nada convencionais, feitas de chocolate. Esta é a proposta do Torneio de Xadrez que ocorre nos dias 16 e 17 de abril, entre 14h e 17h30, na Praça de Eventos do Goiabeiras Shopping. Na partida, os jogadores, alunos a partir do 4° ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, poderão exercitar as estratégias utilizadas no xadrez e comer literalmente as peças de chocolate que capturarem.

As inscrições para participar do torneio podem ser feitas até o dia 15 de abril, na Adeptus Livraria do Goiabeiras Shopping, mediante pagamento da taxa de R$ 30,00. A competição será disputada em três partidas, as duas primeiras com peças de xadrez convencionais e a última com peças feitas de chocolate. A expectativa é que cerca de 200 alunos participem do torneio, dividido em quatro categorias: 4° e 5° anos, 6° e 7° anos, 8° e 9° anos, e Ensino Médio, sendo que todas elas se subdividem em masculino e feminino.

A premiação do torneio inclui a divisão do tabuleiro de chocolate em todas as partidas. Além disso, o primeiro lugar será contemplado com troféu e medalha de ouro, o segundo e o terceiro lugares ganharão medalhas de prata e bronze, respectivamente, enquanto os classificados do quarto lugar em diante receberão medalhas de participação.

A ideia surgiu em 2006, mas o primeiro torneio ocorreu em 2008, quando o professor Wagner Vortmann encontrou uma indústria para fabricar as peças de xadrez de chocolate no Brasil. "As crianças têm essa mania de levar alguns objetos à boca, por isso elas acham ótimo", conta. Os pais também aprovam a disputa. "É interessante porque ao mesmo tempo em que desenvolve o raciocínio lógico das crianças, o jogo também oferece diversão", acrescenta. O superintendente do Goiabeiras Shopping, Sérgio Chiarini Fernandes, lembra ainda que o torneio proporciona entretenimento ao público. "Assim é possível tornar a ida ao shopping mais descontraída e no clima que remete ao período da Páscoa, celebrada no dia 24 de abril", afirma.

O Torneio de Xadrez de Chocolate é organizado por Wagner Vortmann e Sharlene Vortmann e apoio do Goiabeiras Shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário