quinta-feira, 21 de abril de 2011

UnB anuncia mudanças nas regras do vestibular

G1

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou mudanças nas provas do vestibular e do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Entre as mudanças estão um peso maior para o domínio da língua portuguesa e a unificação da concorrência dos candidatos a cursos que têm turmas diurnas e noturnas (direito, administração, ciências contábeis, ciências farmacêuticas e arquitetura).

As novas regras passam a valer para o vestibular 2012 (haverá antes um vestibular no meio do ano, com as regras atuais) e para quem faz a primeira etapa do PAS no fim do ano.

Os candidatos que vão concorrer aos cursos que possuem turnos diurno e noturno serão distribuídos entre os turnos de acordo com a ordem de classificação. Atualmente, havia duas disputas independentes, uma para o curso diurno e outra para o curso noturno.

A redação terá caráter classificatório. A nota da redação será ponderada junto com as outras provas para o cálculo da nota final. No PAS, a redação valerá 10% do argumento da cada etapa. No vestibular, corresponderá a 10% do argumento final. O candidato que não atingir 40% da nota máxima na redação será eliminado. No PAS, esse fator será considerado somente na soma das três etapas. Haverá prova de redação em cada uma das etapas do PAS. A UnB vai passar a aceitar recursos para as notas da redação.

O vestibular terá pelo menos quatro questões discursivas para cada dia de prova. Pelo menos metade das questões discursivas vão envolver elaboração de textos em língua portuguesa e nelas serão observados a gramática e ortografia. O candidato que não atingir 20% da nota máxima no conjunto das questões discursivas será eliminado.

O edital com as mudanças será publicado em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário