terça-feira, 19 de abril de 2011

Para pensarmos sobre .......A Busca da Serenidade em nossos Educadores

Jane Patrícia Haddad


A relação professor-aluno deve ser refletida constantemente, pois ela se dá o tempo todo, seja em sala de aula, nos intervalos, no recreio, em eventos extras sala, enfim ela se da na vida. Essa inter-relação deve ser o fio condutor para que haja uma verdadeira aprendizagem por parte dos alunos.



Essa semana tive a rica oportunidade de assistir a um filme: Clube do Imperador, que por sinal me foi indicado por meu enteado, um jovem de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio em uma instituição particular, e como todo jovem, ele é um grande questionador do verdadeiro sentido da escola em sua vida.



O filme é bem provocativo para nós educadores e nos remete ao verdadeiro papel do educador na vida de seus alunos. Principalmente, nos faz questionar nossa postura coerente e ética perante aos desafios diários de uma sala de aula e os apelos do mundo. O enredo do filme se desenrola em um colégio bem conceituado e tradicional, onde é freqüentado por jovens de classe socialmente e economicamente alta e o personagem principal do filme representa o papel de um professor de História que, em suas aulas, discute sobre Roma e seus Filósofos. Suas aulas são verdadeiramente apaixonantes, o que provoca e instiga seus alunos a pesquisar e estudar o tema.



Durante o filme, bateu-me um saudosismo da época em que eu me encontrava na sala de aula como professora, primeiro pelo brilho nos olhos eu tinha (que, aliás, todo verdadeiro educador o tem), brilho este que é reconhecido de longe e sempre vem acompanhado de muito amor, esperança e um grande desejo de “ensinar”, de provocar e desestabilizar essa geração do “não tô nem aí”, do descartável e do ter por ter.



Quando um filme deste nos é indicado por um jovem estudante desmotivado de sua vida escolar, sendo que ele sabe que sou educadora e convivo parte do meu dia e da minha vida com educadores, é momento de parar e nos perguntarmos: Que mensagem este jovem está nos passando ao indicar este filme? Que professor é este que despertou sua admiração (mesmo sendo em um filme)? Lembrando sempre que é essa geração que se mostra não estar nem aí, ressaltando também que essa mesma geração servirá de modelo para a nova geração que está por vir.



A relação Professor-Aluno está além de simplesmente discutir a educação enquanto Currículo. O momento é de resignificar a educação pelo lado do sentido, do interesse, da coerência, do SER modelo de autoridade, do SER referência. É momento de discutir a educação do SER. O currículo deve se repensado e suas estratégias educacionais também, o que deve ser mudado é o olhar!

* Jane Patrícia Haddad é psicopedagoga clínica, orientadora educacioonal e coordenadora pedagógica em instituições de ensino.

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