quinta-feira, 21 de abril de 2011

Seduc/MT - Educação em tempo integral ajuda socialização de estudantes privados de liberdade

Helenice Stela / Assessoria Seduc -MT

O aniversário de 292 anos de Cuiabá, a cultura regional, a culinária, a religiosidade e a Páscoa foram os temas trabalhados em atividades interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos privados de liberdade matriculados na Escola Estadual Meninos do Futuro. No local a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) desenvolve oficinas do Programa Mais Educação atendendo a 130, dos 179 estudantes da unidade. São aulas de arte-terapia, música, dança, natação, além de práticas desportivas, letramento e prevenção à saúde são ofertadas.

Durante 20 dias eles realizaram um trabalho de pesquisa e compilação de todo material coletado sobre Páscoa e Cuiabania. Foram desenhos, pinturas, confecção de cartazes, criações textuais, discussões sobre a história regional. O resultado do processo foi apresentado em Seminário nesta quarta-feira (20.04) na unidade para convidados da Seduc, Secretaria Municipal de Cultura e artistas. A apresentação contou com um elemento surpresa, a apresentação da peça Ataque de Riso, pelos comediantes ‘Generoso e dona Pitú’, colocando uma pitada de valorização a cultura regional.

Mais Educação - O acompanhamento pedagógico dentro de fora de sala de aula - com desenvolvimento de atividades em período integral - é uma importante ferramenta no processo de reinserção social. “Eu sei o quanto é importante estudar. Não quero isso aqui pro meu filho”. A afirmação é de J., de 16 anos, que será pai no mês que vem. Ciente de que enfrentará inúmeros desafios, explica que não medirá esforços para evitar que o filho ‘fique com as companhias erradas’. Estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) o rapaz avalia que ocupar o tempo, desenvolver uma atividade é a melhor estratégia em busca de crescimento. “Nós aprendemos algumas coisas aqui dentro que eu não tinha acesso lá fora. Sei dar valor”, afirma.

“Trabalhamos pautados no respeito às especificidades do público. Fundamentalmente atuamos com a questão da valorização humana. O lado social merece atenção especial”, explica a diretora da Escola Estadual Meninos do Futuro Silvana Fátima Anchieta.

A coordenadora pedagógica da Escola, Lucicléia Jesus de Castro, conta que os estudantes participam ativamente das atividades já que sofrem constante processo de estímulo. “Ajudaram em toda organização, arrumação, além da elaboração dos produtos apresentados. Nosso trabalho aqui dentro vai muito além do que vemos”, relata emocionada.

“Precisamos criar oportunidades para os jovens. E o melhor trabalho é aquele realizado desde a base, com a área educacional”, explica o secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, que assistiu às apresentações e incentivou a garotada a buscar sonhos, a trabalhar em prol dele. “Ninguém nesta vida pode dizer que não errou. O que nos resta é seguir em frente e aprender com a lição”.

O estudante V., de 17 anos, afirma gostar das atividades da escola e do Programa Mais Educação. “Eu gosto de arte, de fazer desenhos, de criar”, relata. Morador do bairro Novo Horizonte, em Cuiabá, ele declarou que freqüentava às aulas da Escola Estadual Juscelino Reiners, mas que faltava muito. ‘Nem sempre eu ficava lá. Percebi que estava fazendo a escolha errada, agora’.

Coordenadora do Programa Mais Educação na escola, Iléia Paula Silva Santos, explica que os trabalhos sofrem constante processo de melhoria. ‘Todo os dias nos reciclamos, nos aperfeiçoamos. O esforço é constante nessa fase de readaptação, de reestruturação da vida desse adolescente”, pontua.

O próximo projeto interdisciplinar a ser desenvolvido terá como tema o mês de maio, quando se comemora o Dia da Mães.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário