domingo, 17 de abril de 2011

Seduc/MT- Campanha da Voz 2011 foca as escolas de MT

Helenice Stela

Gritar, cochichar, falar alto, pigarrear em excesso, fumar ou falar muito em ambientes de fumantes são atitudes que devem ser evitadas no cuidado com a voz. Essas e outras dicas serão repassadas para as Escolas da Rede Estadual de Mato Grosso dentro da Campanha da Voz 2011, lançada nesta sexta-feira (15) pelo Governo do Estado, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O evento contou com a participação de 100 pessoas entre estudantes, professores, assessores pedagógicos, artistas e servidores da Secretaria. Os cantores Pescuma e Claudinho, que juntamente com Henrique são os padrinhos da campanha abriram a atividade interpretando clássicos da música regional. O corpo de coral das Escolas Benedito de Carvalho e Tirandentes, da capital, também se apresentaram.

Em sua fala, a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida destacou o trabalho dos profissionais da Gerência de Qualidade de Vida da Seduc, que são os responsáveis pelo desenvolvimento da campanha nas Escolas de Mato Grosso. “Desde 2007 essa equipe da Secretaria visita nossas unidades escolares e por meio de palestras e material didático repassam dicas de cuidados com a voz”, destacou.

Rosa Neide ainda ressaltou que os professores precisam não somente cuidar de seu “instrumento de trabalho”, que é a voz, mas também refletirem com os estudantes sobre “a importância do aparelho vocal”. Em consonância com a fala da secretária, dados da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) apontam que a voz é instrumento de trabalho de 70% dos brasileiros.

Participação - Durante a apresentação musical, o cantor Pescuma destacou que a voz é um dos mais importantes instrumentos de comunicação humana. Ele destacou que este é o terceiro ano consecutivo que o trio participa da campanha. “Ficamos honrados em poder contribuir nessa divulgação. Para nós é muito importante participarmos dessas ações que beneficiam a sociedade.”, disse.

Para o regente do coral da Escola Tiradentes, sargento Sadraque Ferreira a voz auxilia na educação, não somente na sala de aula. “O nosso coral surgiu em 2007 e hoje à escola também conta com banda musical e orquestra. Os estudantes estão entre a faixa etária de 14 a 17 anos e antes de todos os ensaios fazemos alongamentos e exercícios vocais (vocalises). É nítida a mudança de comportamento dos participantes dessas atividades, seja nas avaliações de conteúdo, ou no comportamento”, contou.

A regente do coral infantil da escola Benedito de Carvalho, Nelsonita Rodrigues avalia que a voz é um instrumento que contribui não somente para a educação, mas também para a inclusão. “Iniciamos em 2008 o trabalho vocal para melhorar a qualidade do ensino em nossa escola. Hoje 60 alunos com idades de seis a nove anos do primeiro e segundo ciclo participam do coral. Uma vez por semana, eles têm aulas de noções de musica, canto, interpretação, além de técnicas sobre a utilização da voz”, relatou.

Ações - A fonoaudióloga e servidora da Gerência de Qualidade de Vida da Seduc, Célia Regina Tabachi informou que o folder desta “nona edição” da campanha, com dicas do que faz bem e do que deve ser evitado nos cuidados com a voz será repassado a todas as escolas do Estado. “As unidades de ensino também receberão cartazes e o vídeo orientativo confeccionados pelo governo”.

A campanha da voz 2011 é uma realização do governo de Mato Grosso em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Saúde (SES), e Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário