domingo, 17 de abril de 2011

CRIANDO SOLUÇÕES VIRTUAIS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Carlos Francisco Silva Batista

Organizando


Se você alguma vez já trabalhou em uma escola, supostamente já ouviu falar nos arquivos que a mesma contém, são inúmeros os registros sendo eles de alunos atuais, alunos que já passaram por ali, de professores, funcionários enfim, todos os tipos de registros que você pode imaginas sobre uma instituição estatal, cada registro a principio é composto por muitos itens como: RG, Certidão de Nascimento/Casamento, endereço, telefone entre outras, resumindo temos um acúmulo de coisas que ficam guardadas a espera de alguém que os requisite, estão lá! Todos em pastas coloridas empilhadas em uma prateleira. Por mais que possamos achar isso natural e dizer. Poxa o que que tem? Todas as escola creio eu estão sob esse “ar” de organização. Podemos pensar de maneira diferente sobre esse tipo de estrutura, imagine você algum dia chegando na escola do seu filho e pedindo uma declaração de transferência ou de freqüência escolar, o secretariado da unidade escolar iria buscar o nome do aluno, no caso (seu filho) em um programa (sistema) de armazenamento de dados e então gerar a declaração automaticamente, assinar e lhe entregar. Bem. Pouparia tempo e trabalho, você não precisaria esperar o secretariado buscar a pasta do seu filho, achar os documentos necessários para gerar sua declaração e o mesmo não teria esse trabalho todo se as informações já estivessem todas armazenadas em um arquivo virtual.

Para que possamos entender melhor, pense em algo físico (matéria). Por exemplo, um carro. Não precisamos guardar o carro em alguma garagem para lembrarmos como ele é, apenas precisamos de suas características, assim como não precisamos ter uma cópia de sua certidão de nascimento e sim as informações que ela possui. Essas informações podem ser armazenadas de diferentes formas, no nosso caso, queremos praticidade, então, as armazenaremos em um arquivo virtual, ou seja, transformaremos a informação escrita em um registro de computador.

Mas e sobre a segurança dessas informações?

Bom, todos nós sabemos que as informações que um computador comporta, são de certa forma, fáceis de perder, vejo isso todos os dias! Mas, quando se constrói algo de forma organizada, as informações podem ser mantidas na íntegra até mais que nos arquivos físicos (primitivos), da mesma forma que é possível haver perdas de dados por parte dos computadores, as estruturas atuais de registros também podem se perder em caso de incêndios, alagamentos e outros fatores. Importante frisar que é muito mais fácil fazer cópias de segurança de um arquivo virtual do que estruturas de registro atuais, trabalho esse que, sem dúvida seria muito extenso. Então porque não deixamos já de lado os métodos atuais para nos lançarmos na utilização de arquivos virtuais?

Para fazermos isso, devemos antes de tudo sabermos que, não podemos jogar fora ou deixar de armazenar registros físicos, pois, eles são a prova que a escola tem sobre os que nela trabalham ou estudam, existem assinaturas, registros antigos que são muito importantes para a mesma, mas, não podemos também deixar de lado, que é muito custoso a manipulação desses registros, o que dá para propor é o trabalho pareado a esta estrutura, ou seja, fazer a cópia de todas as informações atuais armazenadas e daí em diante passar a armazenar duas vias, uma física e outra virtual, assim os registros pareados poderão facilitar o trabalho e agilizar o tempo de manipulação, pois a consulta e a atualização de informações específicas que não constam nos registros físicos, podem ser feitas ou alteradas nos registros virtuais, por exemplo: endereços e telefones, são dados que não precisam ser atualizados nos registros físicos, mas que ao mesmo tempo são importantes para a localização de pessoas por parte da administração escolar.

Atualmente, os governos estão investindo junto as secretarias de educação, sistemas online de manipulação de dados, tanto para o setor administrativo quanto para o pedagógico, onde professores podem fazer a chamada, lançar conteúdos, listar alunos, diretamente da internet, onde os dados ficam armazenados de forma virtual em servidores específicos. Vejo isso como uma aceleração do processo de virtualização, porém os usos destes sistemas só podem ser feitos através de conexão com a Internet, sei que a maioria das escolas estaduais de Mato Grosso já possui internet banda larga, até mesmo em regiões remotas e o Estado a meu ver está de parabéns. O problema visto por mim é que muitos professores ainda não têm o hábito de fazer uso imediato da tecnologia presente em sua escola ou não investem em sua própria carreira, não fazendo uso de aparelhos já ingressos na educação, mas, como cada caso é um caso, esse problema tem que ser visto pelos próprios professores, outra questão é o não cumprimento diário dos lançamentos de presença e conteúdos, isso acarreta uma superlotação de acesso aos serviços mantidos online a cada final de bimestre/semestre/ano, período esse que todos os que no sistema online trabalham tem que dividir espaço de acesso (virtual) com os professores que não lançaram as informações no tempo devido.

Não quero neste artigo, “pegar no pé” dos professores, sei que muitos, talvez a “maioria” faça diariamente ou semanalmente os lançamentos (heróis em pele de professor), é que já faz bom tempo que os sistemas estão operando e muitos ainda não querem adentrar a esses novos métodos e a construção de programas mediadores pode vir a facilitar os lançamentos tanto para os professores como apara a administração escolar em questão a estrutura de registro virtual.

No que se refere aos professores, a criação de um programa para fazer o gerenciamento de informações de alunos, notas, presenças, faltas, conteúdos, seria de pronta organização de material e conteúdos trabalhados.

Já o setor administrativo, a criação de um programa para fazer o gerenciamento de informações dos alunos, professores e funcionários, abrangendo a manipulação de dados que cruciais a cada pessoa.

Os centros educacionais que se interessarem por fazê-los, coloquei algumas idéias a serem analisadas, acho que diante de todos os passos de criação, a distribuição das partes é o caminho mais fácil.



Iniciando



Primeiramente, as pessoas que se enquadram em uma unidade escolar para fazer os programas são o professor de Informática Educativa e o técnico de laboratório de informática, pessoas capazes de aprender e ensinar os passos de desenvolvimento a outros de mesma atividade, ou seja, professores e técnicos ensinando professores e técnicos.

Juntamente aos CEFAPROS, estes cursinhos poderiam fluir com facilidade e em plena observação, os CEFAPROS poderiam fazer um processo de seleção de professores e técnicos para as aulas de programação e lotar em seu ambiente os horários das aulas, que através dos tutores (técnicos/professores) ensinariam os interessados em aprender programação, algo que a meu ver é crucial a função de cada um deles, pois um técnico deve saber operar quando necessário, ou buscar soluções tecnológicas para os problemas que aparecem no ambiente escolar.

Os componentes físicos necessários para isso são: Laboratório de informática e computadores contendo como sistema operacional: Windows ou Linux, dando preferência ao Linux por já estar empregado à Educação brasileira.

Os softwares necessários para o desenvolvimento dos programas são: JDK aplicativo JAVA, uma IDE de desenvolvimento como NetBeans ou Eclipse, Mysql Server e Cliente e o driver de conexão JAVA-Mysql, todos estes aplicativos podem ser baixados gratuitamente da Internet, alguns deles como o Eclipse e o JDK podem ser encontrados nos diretórios de programas do Linux Educacional, mas friso também que versões mais recentes são encontradas na Internet diretamente nos servidores específicos de cada programa.

As estruturas dos programas não seguem uma ordem exata, pois todos os que vierem a implementá-los colocará formas e feições diferentes, isso a meu ver é o que mais chama atenção na programação, “Você pode criar algo do nada e fazer viver (funcionar) alguma coisa”.

Dentro das IDEs de desenvolvimento podem e devem ser usadas as ferramentas gráficas disponíveis, pois elas aceleram a programação. Seguem abaixo os links para baixar os aplicativos necessários:



Para baixar o NetBeans:

http://netbeans.org/downloads/index.html



Para baixar o Eclipse:

http://www.eclipse.org/downloads/



Para baixar o Mysql:

http://www.mysql.com/downloads/mysql/



Para baixar o driver de conexão Mysql – Java

http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/



Para aqueles que são fãs do Linux, as linhas de comando para a instalação do Mysql são:



No terminal do console, entrem como root digitando:



#sudo su

(“informe a senha”)



(“faça a instalação do client”)

#apt-get install mysql-client-core-5.1



(“após a instalação do client, faça a instalação do server”)

#apt-get install mysql-server



Para a integração do driver de conexão Java-Mysql, só necessitamos do download do mesmo, sua união ao Java é feito através da IDE (NetBeans ou Eclipse).

Os caminhos são:

Clicar com o botão direito do mouse sobre o corpo do projeto/

Em seguida, vá em Propriedades/

No menu da esquerda, clique sobre bibliotecas/

No menu da direita clique em adicionar bibliotecas/

Em seguida localize o driver baixado e confirme clicando em OK.





Se o projeto de criação dos programas for visto como importante para a educação e aprovado pelos CEFAPROS, vou criar um tutorial para proceder junto com os integrantes do mesmo.



Os passos de construção/programação dos futuros softwares podem ter suporte online de vários outros testes já implementados e postados na web.



Finalizando



Este projeto visa melhorar os serviços da administração escolar e integrar a arte da programação como formação continuada aos técnicos e professores de informática educativa, onde ambos poderão fazer uso dos frutos desta nova área. Tem por objetivo também ajudar os professores mediante a um melhor controle de informações, favorecendo assim todas as partes de uma unidade escolar.

A algum tempo, venho experimentando o Java em programinhas de fácil entendimento, juntamente com o Mysql e obtive sucesso até o momento, a programação é convidativa e hoje posso dizer que aqueles que dela experimentam só obtém sucessos.



Bom trabalho!

Fonte:www.seduc.mt.gov.br
Publicado terça-feira, 12 de abril de 2011

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