domingo, 17 de abril de 2011

Artigo - PROJETO “LUIZ ORIONE NA COPA DO MUNDO – 2010

Josete Araújo de Oliveira
José Álvaro
José Ap. Venâncio de Oliveira


Com o campeonato mundial de futebol – “Copa do Mundo FIFA 2010”, pela primeira vez em solo do Continente Africano (África do Sul), desperta no brasileiro o espírito patriótico.

Sendo conhecedora dessa identidade cultural a Escola Estadual “Luiz Orione”, município de GUIRATINGA-MT, através de sua proposta pedagógico-educativa – Educação para Cidadania – voltou seu olhar, há dias de antecedência da abertura desse grande acontecimento mundial, o momento de consolidar para dotar seus estudantes, cidadãos patriotas, de visão crítica e espírito participativo, contido em seu Projeto Político Pedagógico.

Neste Projeto, está seu propósito pedagógico-educativo (visão de mundo), e tem como objetivo precípuo voltar seus estudantes, através do ensino intencional de um evento como este e como situação de aprendizagem, dar continuidade ou reforçar duas capacidades/habilidades essenciais, na sua aprendizagem com desenvolvimento cognitivo: a escrita e a leitura, ou seja, ler-escrever para aprender, envolvendo todas as áreas do conhecimento humano.

Ler-escrever para aprender é um estímulo propiciado ao estudante para adquirir a capacidade/habilidade de pensar, refletir, isto é, desenvolver raciocínios de pensamento abstrato, sobre vários assuntos, para que com isso, seu cognitivo tenha a possibilidade, cada vez maior de desenvolver-se, quer dizer, quanto maiores as possibilidades de alterações neurocognitivas, mais capacidades/habilidades o ser humano/estudante terá para refletir, raciocinar, pensar, compreender, deduzir, memorizar, planejar, executar atividades etc., desenvolvendo assim a propriedade em fazer leituras do mundo e da vida, tornando assim um cidadão letrado.

Para que isto, de fato, venha ocorrer no que toca aos estudantes, este educandário, como lócus adequado para isso, propôs situações de aprendizagem sistemáticas e sistematizadas, através de verificação da mesma, a oportunidade de aprender a aprender, isto é, sair do pensamento concreto para chegar ao pensamento abstrato, para assim, fazer a viagem de volta ao pensamento concreto, fechando/abrindo o círculo das alterações neurocognitivas.

Com efeito, estas considerações neuro-pedagógico-cognitivas da aprendizagem, fazem-se necessário, na seqüência, dizer como são desenvolvidas, na prática diária do ensino-aprendizagem em sala de aula e fora dela, as capacidades/habilidades leitoras e escritoras dos estudantes para elevar seu nível de desenvolvimento cognitivo, com aprendizagem, fazendo-o pensar um conteúdo aparentemente não-pedagógico como o da Copa do Mundo, um campeonato futebolístico, fugindo das três áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas e Sociais) e, sobretudo, em particular os Componentes Curriculares, contidos em sua Matriz Curricular.

Pois bem, para o enriquecimento do conteúdo das diversas matérias dos componentes curriculares, os profissionais educadores desta escola, junto as autoridades pedagógico-administrativas, debateram como viabilizar, pedagogicamente, temas, questões, perguntas, problemas, situações que viessem enriquecer didático-pedagogicamente o processo ensino-aprendizagem de seus profissionais educadores e de seus estudantes.

Juntas, a Coordenadora Pedagógica (Professora Neuracy Trindade Santana) e Articuladora (Professora Josete Araújo de Oliveira – idealizadora do projeto), em constante diálogo com os profissionais educadores, elaboraram Projeto – “Luiz Orione na Copa do Mundo”, sendo que este foi apreciado e aprovado com méritos pelo CEFAPRO - Rondonópolis para, através da leitura e da escrita, levar os estudantes a refletirem o significado, hoje, de um campeonato futebolístico no Continente Africano. Porém, para nós brasileiros, em especial, nós guiratinguenses, temos muita identidade em comum, em razão de nossas relações culturais seculares e de nossas semelhanças étnicas, além da diversidade social e ambiental ser muito próximas.

Não obstante o exposto acima, então, o que passamos a pesquisar/estudar, com os estudantes para depois, escrever em cartazes, foi uma gama variada de assuntos: enfeitar/decorar toda a escola em verde/amarelo, confecções de bandeirinhas dos países participantes da copa, preparar os murais e os estudantes para a abertura do Projeto, em passeata no interior do educandário e pelas ruas do centro da cidade, adequação do ambiente da Biblioteca Escolar para o evento, uso do Laboratório de Informática.

Além disso, foram feitas as pesquisas/estudos das Feras da Copa (Elefante, Rinoceronte, Girafa, Zebra e o Leão); passando por estudos dos esquemas técnicos e táticos das seleções; as Curiosidades da África do Sul, da sua Culinária, da Origem de sua História; e História das Edições das Copas, desde a primeira, em 1930, no Uruguai, chegando até, 2010, na África do Sul; passando pela Moda e Hino do País, sua Economia com a exploração dos diamantes e caindo na questão do preconceito de cor e racial; para desembocar nos estudos/pesquisas sobre uma pequena História do Apartheid.

Este Projeto “Luiz Orione na Copa do Mundo” nos oportunizou entender melhor o processo ensino-aprendizagem. Ele foi muito didático, aprendemos muito com ele. Aliás, nos deu a exata dimensão de como é trabalhar um projeto pedagógico inter e multidisciplinar a serviço deste processo em sala de aula e fora dela, e de como promover ensino-aprendizagem de forma diferente, tão reclamada pelos estudantes e mais ainda, na outra ponta, propiciar cidadania.

Ele então, portanto, nos abriu possibilidades de cooperação, articulação e interação professor/articulação/coordenação pedagógica, professor/estudante e professor/professor como trabalhar projeto, porque, este deixou transparecer com muito mais clareza, como trabalhar didaticamente temas ou situações de aprendizagem para levar os estudantes, através da escrita e da leitura, construir conhecimentos. Ou, por outra, como eles e nós profissionais, podemos aprender/compreender, nos propiciando saber/aprender sobre a vida.

Professores:
Josete Araújo de Oliveira – Língua Portuguesa
José Álvaro – História
José Ap. Venâncio de Oliveira - Pedagogia

Fonte:www.seduc.mt.gov.br
Publicado: quarta-feira, 08 de dezembro de 2010

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