domingo, 17 de abril de 2011

Secretaria Nacional de Articulação abre debates no 10º Fórum da Undime

“Os Desafios e Oportunidades na Consolidação do Pacto Federativo”, tema do 10º Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) reuniu cerca de 200 representantes da educação estadual e municipal para conhecerem “O Papel da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino e a Educação Básica no país”. O assunto foi abordado em palestra pelo secretário Nacional de Articulação do Ministério da Educação (MEC), professor Carlos Abicalil.

A mesa de abertura do evento de três dias que está sendo realizado no auditório do Tribunal de Contas (TCE), em Cuiabá foi composta pelo presidente da Undime, Emerson Guimarães da Silva; representantes regionais da Undime; presidente estadual do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Gilmar Soares; pela secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida; e pelo coordenador geral de Educação do Campo, Antonio Lídio de Mattos Zambon.

Após a abertura houve apresentações culturais realizada por jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Várzea Grande, com dois grupos de coral, um deles interpretando as canções em libras (língua brasileira de sinais).

Durante o evento, a secretária Rosa Neide destacou os avanços que o Estado do tamanho de Mato Grosso e com realidades municipais tão diversas enfrenta. “O Fundeb consolida o financiamento para a educação, mas as realidades são diversas. Hoje conseguimos ofertar o atendimento a quase 100% dos municípios, mas a qualidade da educação ainda é um desafio. Muito se avançou, mas muito tem que ser melhorado”, disse.

Em sua exposição, o secretário Carlos Abicalil destacou o papel da Secretaria de Articulação na efetiva consolidação do Pacto Federativo. Conforme ele, a articulação federativa entre União, Estados e Municípios é fundamental para o desenvolvimento das políticas educacionais. “A articulação coordenada e pactuada orienta as intervenções para uma ação qualificada no atendimento ao direito a educação”, disse.

“Atualmente os problemas enfrentados estão na concorrência de responsabilidade entre União, Estado e municípios, especialmente no que diz respeito à Educação Básica. Olhando por tanto o que queremos superar, as iniciativas não devem ser concorrentes entre si, mas articuladas atendendo as necessidades que se tem hoje”, ressaltou.

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário