Até amanhã (15/04), professores, coordenadores e diretores de 102 escolas de Cuiabá e Várzea Grandes debatem Ciclo de Formação Humana e as Orientações Curriculares, na 1ª Reunião Formativa, realizada no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro), em Cuiabá. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Superintendência de Educação Básica (Sueb).
“Percebo nos professores muitos anseios sobre a questão do Ciclo, mas avalio que há necessidade de mudança de concepção. Sou educadora e atuo há 25 anos e sei o quanto é necessário que um cidadão não perca nem um ano de sua vida retido em sala de aula. Entendo que é vida, é a formação individualizada de cidadãos”. A avaliação é da diretora da Escola Estadual Diva Hugney, que atende a 1.311 estudantes no bairro Jardim Aroreira, em Cuiabá.
A coordenadora do Ensino Fundamental da Seduc, Criseida Rowena Zombotto de Lima, explica que a metodologia escolhida para o debate sobre as práticas pedagógicas aplicadas, pretende dirimir dúvidas sobre o processo. “Esse é o momento em que orientamos, trocamos experiências”.
De acordo com a secretária adjunta de Políticas Educacacionais da Seduc, Fátima Resende, o trabalho desenvolvido visa o fortalecimento das atividades em sala de aula. “A forma de trabalho é coletiva porque os pares se juntam, mas consideramos no processo educacional que cada ser humano é único e por isso o atendimento também”.
Um outro questionamento feito durante a reunião diz respeito a Sala de Superação. “No 1º e 2º Ciclo houve a ampliação do atendimento já que temos um professor articulador para cada 75 alunos e antes eram para 150”, explica a professora Fátima. Para os estudantes matriculados no 3º Ciclo caberá a unidade escolar propor aos professores interessados a ampliação da carga horária para trabalhar junto aos alunos desse ciclo. “Dependerá do projeto de cada escola”, cita a e secretária.
A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida, pontua que as dificuldades enfrentadas na construção do processo de ensino através dos Ciclos, ocorre em função da falta de formação. Mas reforça que ‘a Seduc está empenhada em ofertar aos nossos professores, formação inicial e continuada voltada para essa modalidade de ensino”, destacou.
Para a secretária, o objetivo do ciclo é ofertar formação adequada aos alunos. “Nossos estudantes precisam cursar com qualidade os nove anos do ensino fundamental. Que eles possam ser alfabetizados até os oito anos de idade e aos 14 já ingressem no ensino médio. A idéia de reter os alunos por meio de reprovação é prejudicial”, disse.
A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, durante palestra no Fórum da União dos Dirigentes Municipais, avaliou que as resistências encontradas na implantação dos ciclos se deve a questão cultural. “A maior parte dos profissionais da educação foram formados na escola seriada, por isso ocorre resistência. Mas essa mudança deve ocorrer com formação, esclarecimento e diálogo”, finalizou.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT
domingo, 17 de abril de 2011
Seduc/MT realiza reunião formativa com professores de Cuiabá e VG
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