segunda-feira, 18 de abril de 2011

Filosofia e seu Ensino

quinta-feira, 02 de dezembro de 2010
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Catarina Auxiliadora de Arruda Pedagoga
Célia Margarida de Souza

O ensino na filosofia quanto às abordagens que priorizam a apresentação cronológica da historia da própria filosofia, é preciso cuidado para não torna-lo um saber enciclopédico que deve ser memorizado e utilizado como lustro. Neste tipo de condução do ensino de filosofia facilmente os conteúdos poderão se desengatar da reflexão para se distanciarem ou por promoverem ligações muito eventuais entre a filosofia.

Os problemas contemporâneos e as experiências vividas pelos alunos e outra grande dificuldade que ronda o ensino fortemente amarado na cronologia da historia da filosofia.

Consiste em passar a falsa impressão de um desenvolvimento evolutivo de problemas e da elaboração de soluções. Um perigoso equívoco a ser evitado consiste em tomar o ensino da filosofia como instrumento ideológico, político, religioso ou ainda como mecanismo da implementação das normas morais e comportamento de civilidade.

Nessa abordagem da investigação filosófica, o seu ensino fica reduzido a meio de doutrinação ou como auxiliar na disciplina do aluno. A perca da curiosidade e a alienação facilmente se abrem a este tipo de enfoque pedagógico o debate filosófico em sala de aula deve se ancorar na experiências dos alunos mas o distanciamento é também um requisito para o salto imediato vivido a investigação.
Por outro lado o avesso desta situação pode ser encontrado no enfoque do ensino da filosofia fortemente alicerçado no tratamento acadêmico da filosofia. Nas aulas magistrais alheias a realidade dos alunos corre-se o risco de cair no verbalismo vazio e inócuo.

Segundo Favaretto (1993), a apresentação das linguagens filosófica e da produção conceitual da filosofia precisa ser mediada pela ação pedagógica do professor de forma a ser explorada gradual e progressivamente crescendo em rigor expositivo e complexidade conforme o desenvolvimento intelectual dos alunos e seu interesse pelas questões tratadas.



Autoras Catarina Auxiliadora de Arruda Pedagoga, Célia Margarida de Souza Linguagem Especialista em Educação Infantil e Silene Maria de Souza Pedagoga Especialista em Educação Infantil.

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