segunda-feira, 18 de abril de 2011

Seduc-MT assina Pacto Social de combate ao analfabetismo

Promover uma maior participação dos municípios no combate ao analfabetismo e no processo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o objetivo do Pacto Social O documento assinado durante o Fórum de discussão de educadores, na última semana, teve a participação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

O gerente da EJA na Seduc, Sávio de Brito informou que o Pacto Social pela Educação de Jovens e Adultos deverá fortalecer as ações da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e da EJA, em Mato Grosso. “Essa agenda proposta pelo Ministério da Educação (MEC) visa criar uma lista de compromissos anuais, em que cada Estado trace metas para a educação de jovens e adultos, a partir do diagnóstico das realidades locais”, disse.

Com o Pacto Social os municípios irão intensificar o trabalho em parceria com a Secretaria na realização do diagnóstico sobre a realidade do programa Brasil Alfabetizado e da EJA, no Estado. “Com base no que é proposto pela agenda territorial, a Seduc deu início ao levantamento dessa realidade em 2008. Os dados obtidos nos auxiliarão na finalização de um Plano Estratégico de Mato Grosso para a EJA”, contou.

Sávio Brito explica que com o Plano, a Educação de Jovens e Adultos no Estado receberá mais financiamento do governo federal, material didático, formação continuada, entre outros. “Baseado no Plano poderemos traçar as metas que visam a erradicação do analfabetismo bem como da ampliação da EJA propostas na agenda territorial”, disse.

Prazo – Conforme o gerente da EJA na Seduc, a expectativa é que o Plano esteja pronto no próximo mês. Ainda referente ao Pacto, ele diz que os municípios agora possuem responsabilidades no esforço nacional pela alfabetização e pela EJA. “As Secretarias Municipais de Educação terão maior envolvimento nesse processo”, destacou.



VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário