segunda-feira, 18 de abril de 2011

Projetos sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade em Vila Bela da Santíssima Trindade

Professor Denildo da Silva Costa


Partindo do intento que a aprendizagem é dinâmica e ilimitada temos elementos suficientes para caminhos e alternativas inovadores, sócios ambientais dessa forma poderemos compartilhar experiências, diálogos entre: escola, cultura, sociedade e ambiente. A temática sobre educação Ambiental é um desafio, mas a criatividade e a criticidade perante o mundo perfaz um dos pontos mais essenciais para os educadores.

As experiências pedagógicas ocorreram em 2010 em salas anexas da Escola Estadual Verena Leite de brito na Escola Municipal Marechal Deodoro Pertencente a SME de Vila Bela da Santíssima Trindade – MT dentro da área militar do Destacamento de São Simão que foi instalado no ano de 1966, pelo 2 batalhão de fronteira de Cáceres, com a incumbência de guarda e vigilância de fronteira com a República de Bolívia.

Contemplando a educação básica, educação infantil, ensino fundamental e médio, o trabalho teve como elemento básico a inclusão de aspectos ambientais na educação do campo na fronteira com várias espécies faunísticas e florísticas da região como mecanismos educativos descentralizados e inovadores no âmbito pedagógico, respeitando as leis ambientais e preservação de espécies, ou seja, todos os animais coletados na própria comunidade e após a ação educativa foram devolvidos ao seu ambiente natural. Dentre os animais e plantas: emas, jacarés, tatu, tamanduá-mirim, bocaiúva etc.

A didática se embasou na organização do conhecimento de modo multidisciplinar, mas se direcionava muitas vezes numa perspectiva interdisciplinar, promovendo a participação dos alunos em processos de intervenção, adequados à realidade vivenciada, enfatizando os sentimentos, discutindo valores, criando novos comportamentos que desencadeiam a compreensão do entorno coletivo e a relação com seu ambiente, desenvolvido, com a experimentação e a inovação. O processo se consolidou com a investigação e a curiosidade endêmica sobre as espécies.

A atividade propiciou a oportunidade de mudanças filosóficas socioambientais a partir do conhecimento empírico para o científico, função essa essencial para o surgimento de conscientizadores ambientais populares a partir da escola. Contribuindo para um significativo programa de cidadania mato-grossense que, além de promover a participação democrática, preocupa-se com a proteção ambiental com justiça social.

Tomemos como exemplo um dos resultados: O tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla) era considerado como um animal daninho e inútil ao homem. Ocorreram casos de encontrar animais mortos na área central da comunidade. Após as oficinas e aulas de educação ambiental compreendeu - se que além de ser um animal inofensivo ainda contribui diretamente ao homem devido a sua dieta baseada em insetos, uma vez que a comunidade é formada tradicionalmente de pequenos agricultores que cultivam cereais. Isso pode ser considerado como um trabalho bem sucedido e com total consonância as leis ambientais.

Segundo a LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999 Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

Art. 1º Entendem - se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Ressalvo que o livro didático é um importante subsidio para as atividades escolares, porém suas limitações devem ser superadas com atividades extraclasses que envolvam a sociedade. Assim a escola assume seu papel de divulgação científica e cidadania.


“A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda não é possível. Isso faz parte da tarefa histórica de redesenhar e reconstruir o mundo”. Paulo Freire


Professor Denildo da Silva Costa
Pedagogo, Pesquisador de grupo de estudos sobre Fronteira NECALCA Unemat e do MUSEU de Antropologia, Etnografia Arqueologia, Paleontologia e Espeleologia da Unemat.

Denildo_silva@ibest.com,br

Denildo.pantanal@gmail.com

denildotupiguarani@hotmail.com

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