segunda-feira, 18 de abril de 2011

Seduc/MT Ações conjuntas entre Estado e Município garantirão a educação pública de qualidade

Ir em busca do ideal, mas trabalhar com a realidade. Essa foi à proposta defendida pela secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, durante o 10º Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), dia 15 de abril, no auditório de Tribunal de Contas de Mato Grosso. A discussão que focou durante três dias os “Desafios do Pacto Federativo” foi encerrada com a palestra Educação Estadual versus municipal proferida por Rosa Neide.

Segundo a secretária, as escolas necessitam de inúmeros insumos para trabalhar, e a dependência dos recursos financeiros faz a grande diferença nos municípios. “Para alguns são suficientes, mas para a grande maioria são escassos”. Para amenizar o problema é necessário que Estado e municípios coloquem em prática ações coletivas para garantir a qualidade de educação para o ensino público em Mato Grosso.

Em defesa do Sistema Único de Educação Básica, por acreditar que o estudante da rede pública não deva ter “carimbo na testa” especificando a que ente federativo pertence, Rosa Neide apresentou ações que podem ser realizadas imediatamente para tornar as meninas e os meninos matriculados nas unidades estaduais e municipais estudantes de um único sistema, a educação pública.

Conforme ela, pela proximidade territorial com as escolas, deve ser o secretário municipal o regente das ações integradas. “Ele junto com a assessoria pedagógica – braço da Seduc nos municípios – devem decidir como aplicar os recursos para o transporte escolar, formação de professores, construção escolar e outros”.

O apoio do governo federal é positivo, mas insuficiente para as necessidades diversas de um Estado como Mato Grosso. “É preciso que coloquemos em prática ações que potencializem o trabalho teórico construído no Estado e que já é modelo para o país. A luta federal agora fortalecida com a presença de tantos representantes estaduais no Congresso deve impulsionar as melhorias, mas é preciso trabalhar paralelamente com o que temos para garantir a qualidade de ensino das crianças, jovens e adultos matriculados no ensino público”, finalizou.



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

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